AtaNews Publicidade 728x90
07/01/2020 às 10h21min - Atualizada em 07/01/2020 às 10h21min

Morre José Macário Perez Pria

Marcelo Teixeira
Siran
Foto: Divulgação
Faleceu nesta terça-feira (07/01), aos 78 anos, o pecuarista José Macário Perez Pria. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.

O mais velho de 12 irmãos, casado com Rosário e pai de cinco filhos, Macário nasceu no México, mudou-se para o Brasil em 1962 e passou a viver em Araçatuba desde 1969. Naquele mesmo ano, foi um dos fundadores da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), e presidiu a entidade no biênio 1987-1988. Macário foi um dos responsáveis pela vinda das provas da entidade para Araçatuba.

A morte de Macário comoveu o presidente do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Fábio Brancato. “Acredito falar por toda a diretoria do SIRAN ao dizer que estamos atordoados com essa notícia. O Macário era muito presente, ativo e espirituoso, por isso é difícil assimilar a partida dele. Ele foi extremamente importante para a vinda das provas do Quarto de Milha para Araçatuba, pois deu o pontapé e sempre foi um entusiasta para que tudo ocorresse. É uma perda irreparável”, comentou Brancato.



ABQM

A primeira conversa para fazer com que as provas da ABQM passassem a ser realizadas em Araçatuba ocorreu em 2016, quando Macário e Jamil Buchalla Filho, também criador de quarto de milha, procuraram o então presidente do SIRAN, Marco Antonio Viol. Segundo os dois, a cidade seria a melhor opção para a entidade sediada em Avaré (SP), que não estava mais atendendo a demanda que os eventos da associação exigem. Como qualidades de Araçatuba, citaram a infraestrutura disponibilizada pelo município, como aeroporto, hotéis, restaurantes etc.

Um ano depois, Macário voltou a procurar o SIRAN, detalhou os eventos, e convidou os diretores e o prefeito Dilador Borges (PSDB), para irem a Avaré, no Congresso do Quarto de Milha, realizado em abril. No final de 2017, com a nova gestão da ABQM, Viol, Brancato (diretor do SIRAN, à época), Buchalla e Macário realizaram a primeira reunião com a atual diretoria, em São Paulo.

Assim que Brancato assumiu a presidência do sindicato, em janeiro de 2018, começaram oficialmente as negociações com a ABQM. Para que o resultado proposto fosse atingido, a área do recinto Clibas de Almeida Prado teve que ser repassada pelo Estado à Prefeitura, que a cedeu ao SIRAN, por 20 anos. Todo esse trabalho, iniciado por Macário, resultou na realização, na cidade, das três maiores competições brasileiras da raça equina: Congresso do Cavalo Quarto de Milha, em abril; Campeonato Nacional do Quarto de Milha, em julho; Potro do Futuro, Copa dos Campeões e Derby, em outubro.

Cidadão Araçatubense

No dia 27 de novembro do ano passado, Macário recebeu o título de Cidadão Araçatubense, a honraria máxima concedida pela Câmara Municipal a pessoas não nascidas em Araçatuba que desenvolvem ações relevantes em benefício da população local. A honraria teve como base projeto de decreto legislativo apresentado pelos vereadores Lucas Zanatta (PV) e Gilberto Batata Mantovani (PL), aprovado por unanimidade.

A homenagem eternizou a vocação de Macário em ampliar a força do agronegócio, do turismo e da imagem institucional do município para todo o mundo. Na ocasião, emocionado, José Macário agradeceu o reconhecimento. “É uma honraria que consolida o amor antigo devotado há tempos a essa cidade”.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »