AtaNews Publicidade 728x90
03/01/2020 às 14h44min - Atualizada em 03/01/2020 às 14h44min

Entenda as diferenças entre presencial, semipresencial e EaD

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Existem basicamente três tipos de faculdade que você pode fazer: presencial, semipresencial e EaD. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens, dependendo do seu perfil como estudante.

Mas, para escolher entre os tipos de faculdade para fazer, é preciso conhecê-los melhor, certo? Então chegou o momento de avaliar com calma. Leia algumas explicações!

Faculdade presencial

Esse é um dos mais tradicionais métodos de ensino. Nesse modelo, alunos e professores se encontram presencialmente em sala de aula tanto para a exposição dos conteúdos quanto para a realização das avaliações.

Os horários e datas das aulas e das atividades avaliativas são pré-determinados pela instituição de ensino no início do ano letivo, assim como os locais nos quais os encontros devem acontecer.

Na faculdade presencial, as aulas geralmente acontecem todos os dias da semana e é necessário ter uma frequência mínima de 75% em cada disciplina para que você seja aprovado. Isso significa que, se existem 10 aulas de uma matéria, você precisa estar presente ao menos em 8 delas.

Algo que é importante comentar é uma novidade relacionada à obrigatoriedade de assistência física nas aulas: o Ministério da Educação (MEC) aumentou a quantidade de aulas que podem ser feitas à distância na modalidade presencial. Se antes o limite era de 20%, agora é de 40%, com exceção de algumas áreas.

Ainda sobre essa possibilidade de ter mais aulas à distância, há alguns requisitos que a instituição precisa atender para ser autorizada a aplicar a mudança.

Em primeiro lugar, é preciso que a instituição de ensino superior esteja previamente credenciada para ministrar cursos superiores a distância, além de ter uma nota igual ou maior que 4 como entidade e o curso no qual seriam feitas aulas remotas também deve ter uma nota 4, como mínimo.

Entre todos os tipos de faculdade que existem, não é difícil compreender porque até hoje a maioria dos estudantes optava por este. A organização da agenda fica por conta da própria faculdade e a obrigatoriedade de estar em sala de aula para ser aprovado se torna um fator motivador para que o estudante compareça com frequência.

Faculdade EaD

O ensino a distância (EaD) é um dos tipos de faculdade que mais tem crescido nos últimos anos. Nessa modalidade, aulas e atividades são realizadas por meio de ambiente virtual e apenas as provas são feitas presencialmente.

Esse tipo de faculdade é ideal para quem não tem disponibilidade de horários livres para se dedicar aos estudos.

As aulas podem ser assistidas quando o aluno determina e as atividades também possuem prazos diferenciados para serem realizadas.

Essa modalidade compartilha alguns recursos com o modelo da faculdade semipresencial, também conhecida como nova graduação, que você vai conhecer na sequência. No graduação EaD está à disposição do aluno toda a infraestrutura virtual necessária para estudar de forma remota, usando o ambiente online de aprendizagem, assim como a possibilidade de definir seus horários dedicados a expandir seus conhecimentos.

Algo que é importante destacar é que, se anteriormente o MEC indicava que uma parte da carga horária deveria ser cumprida de forma presencial, esta exigência não existe mais na modalidade EaD. Atualmente, a única atividade que deve ser feita, obrigatoriamente, de forma física, é a realização das provas.

Leia também: Quem faz faculdade online consegue emprego?


Faculdade semipresencial

Os cursos semipresenciais são aqueles que possuem parte da carga horária presencial e parte à distância.

Para ser considerado um curso semipresencial, este deve ter, no máximo, 20% da carga horária ministrada à distância. As demais horas são conferidas presencialmente, seja na própria instituição de ensino ou em polos credenciados de apoio.

Normalmente, o conteúdo ministrado online é essencialmente teórico. Assim, o aluno pode estudar quando e onde quiser, pois não precisa de nenhum suporte da instituição de ensino ou de professores.

As dúvidas em relação ao conteúdo podem ser enviadas por meio de fóruns, chats e e-mails para que os tutores ou professores respondam. Apesar de as aulas serem virtuais, as avaliações são presenciais, assim como das demais disciplinas.

Ensino híbrido: o melhor dos dois mundos

Recentemente, foi lançada uma nova metodologia de ensino, o ensino híbrido. Ele concentra o melhor do presencial e do EaD, criando o ambiente ideal de aprendizagem para os alunos.

No ensino híbrido, todo o conteúdo teórico é fornecido no ambiente virtual de aprendizagem. As aulas práticas, por sua vez, acontecem de forma presencial.

Dessa maneira, o estudante adquire o conhecimento teórico antes de ir para a sala de aula, tendo a oportunidade de consultar outras fontes de informação e assim consolidar seus conhecimentos.

Na sala de aula, ele não só aplica aquilo que aprendeu em casa, mas também debate com os colegas, tira dúvidas com o professor e desenvolve projetos práticos alinhados com a profissão que está prestes a iniciar.

Quando ingressa no mercado de trabalho, o aluno já tem a experiência necessária para enfrentar os desafios do dia a dia e se destacar como um bom profissional.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »