AtaNews Publicidade 728x90
09/03/2018 às 10h17min - Atualizada em 09/03/2018 às 10h17min

Saiba como escolher o tamanho de televisão ideal para o ambiente

TecMundo
Talvez você se lembre que o formato das antigas televisões de tubo era quadrado, diferentes das atuais TVs com tela de 16:9 – ou widescreen. O impacto dessa diferença se dava, principalmente, na falta de flexibilidade que os televisores tinham em se adaptar aos ambientes. Além do tamanho, a televisão CRT era limitada na tecnologia, formato de transmissão e outras características. O peso, por exemplo, poderia impedir que ela fosse acomodada em qualquer parede, como pode acontecer atualmente. 

Hoje, uma televisão de LED ou LCD é escolhida não apenas pelo tamanho, mas pela resolução da tela, funcionalidades avançadas, curvatura, conectividade etc. Até o design entra na conta, já que a TV é também parte da decoração dos ambientes. Mas ainda que você esteja disposto a pagar pela maior televisão, ela só vai ser a melhor para sua casa se o tamanho for ideal para a o cômodo em que ela vai ficar. 

Encontrando a o tamanho ideal da televisão
Existem algumas maneiras de identificar o tamanho ideal da sua televisão ou, ao menos, chegar a uma dimensão aproximada. Separamos duas formas muito utilizadas para que você realizar o cálculo e ter um bom aproveitamento do aparelho:

Método simples
O primeiro passo é medir a distância entre a parede em que a televisão vai ser instalada e o sofá. Uma maneira de calcular é bem simples, basta você utilizar a seguinte fórmula:

Distância entre TV e sofá x 18 = polegadas da TV ideal

Distância

Distância



Se a distância for de 1,3 metros, por exemplo, o resultado é 24. Em suma, a televisão sugerida para sua sala ou ambiente é de, aproximadamente, 24 polegadas. Antigamente, esse cálculo era utilizado para as televisões CRT, mas utilizando o número 12 em vez do 18. A mudança dessa prática se deu porque, como dissemos no início do artigo, o formato da televisão de tubo era quadrado e não widescreen. Isso faz toda diferença no tamanho da televisão em relação à distância dos nossos olhos.

Se você quer adquirir uma televisão para essas dimensões, confira a Smart TV LED 23,6", da LG.  

Vale o lembrete de que esse resultado é apenas uma sugestão do cálculo para um tamanho aproximado da televisão. Se você adquirir uma TV um pouco menor ou maior do que a dimensão sugerida, certamente sua experiência não terá grandes diferenças. 

Método da empresa THX
Especialista em padrões de imagem e som para cinemas, caixas de som, sistemas automotivos, entre outros, a THX tem um método específico de cálculo. De acordo com a marca, o ideal é que o telespectador tenha 40 graus do campo de visão.  

mapa

mapa



Veja que na ilustração divulgada pela marca, o ambiente considera também o melhor aproveitamento do ambiente com sistema de home theater. É uma boa orientação de como organizar sua sala com esse aparelho. Mas se você não tiver um home theater, considere somente a distância do assento para o televisor. As sugestões da THX com as respectivas polegadas da televisão, de acordo com o tamanho, são as seguintes:

TVs até 32 polegadas –  entre 1 e 1,5 metro de distância
Esse é o espaço ideal entre sua TV e seu sofá.

TVs de até 42 polegadas – entre 1,2 e 2 metros 
Entre as TVs de maior qualidade e mais vendidas de até 42 polegadas você pode optar entre a Smart TV Philco LED 39" e também a Smart TV LED 4K UltraHD 40", da Samsung.  

TVs de até 50 polegadas – entre 1,5 e 2,3 metros
Tem espaço para optar por uma TV maior.

TVs de até 60 polegadas – entre 1,8 e 2,8 metros

Aparelhos 4K UltraHD
Se você vai comprar uma televisão 4K UltraHD, a THX tem outras sugestões. Devido à riqueza de detalhes que a tecnologia desses aparelhos oferece, a empresa conclui que você pode sentar mais perto da tela sem cansar sua visão. Dessa forma, sua experiência é melhorada porque você aproveita melhor o recurso de alta qualidade das imagens reproduzidas. Veja alguns exemplos da tabela da THX para TVS 4K UHD:

TV 4K de 50 polegadas – distância entre 1 e 1,50 metro
A Smart TV Sony LED 49" UltraHD 4K tem rádio FM e porta-retratos, confira aqui.  

TV 4K de 55 polegadas – distância entre 1 e 1,60 metro
Se você quer levar a experiência de assistir e interagir com sua TV a um nível ainda melhor, veja a Smart TV LED 55" 4K Samsung Curva. 

TV 4K de 60 polegadas – distância entre 1,21 e 1,82 metro
Essas indicações não são obrigatórias, claro. Não significa que você vai comprometer sua experiência caso prefira seguir as orientações de distância das TVs sem o recurso 4K UHD. Mas pode perder alguns detalhes de melhorias que esses aparelhos especiais oferecem, seja assistindo um filme ou série ou jogando seus games favoritos.

Televisão muito grande em ambiente pequeno
Esses métodos de cálculo são apenas sugestões de como é possível melhorar sua experiência com a televisão ideal. Pode ser que você fique satisfeito se sua TV ficar um pouco mais perto ou afastada, mas uma coisa é certa: um aparelho muito grande em um ambiente pequeno traz desconforto visual, cansaço dos olhos, perda de nitidez e naturalidade das imagens, entre outros problemas. Resultado: você só vai conseguir assistir por pouco tempo e sem qualidade.

Algumas outras características da TV podem ser consideradas para a escolha do aparelho ideal, como tecnologia 3D e sistema de som (se terá home theater, por exemplo). E já que você vai ter uma televisão nova e moderna, pense como ela pode fazer parte da decoração do ambiente, trazendo ainda mais conforto.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »