AtaNews Publicidade 728x90
02/01/2020 às 10h23min - Atualizada em 02/01/2020 às 10h23min

Estudo revela que cães podem se comunicar com os tutores pela expressão de seus olhos

A pesquisa foi realizada pela empresa de alimentos para cães, Pet Munchies, em conjunto com a revista K9 Magazine, que perguntou a 1.100 tutores de cães sobre como eles interagem com seus cães

ANDA
Foto: Divulgação
Cães domésticos podem “conversar” com seus tutores usando os olhos para dizer que estão com fome ou querem atenção, segundo uma nova pesquisa.
Quase dois terços dos tutores de cães disseram que seus animais de domésticos usam o olhar para comunicar suas necessidades, acompanhado de latidos, lamentos ou cutucando fisicamente seus amigos humanos.

Nove em cada dez tutores disseram aos pesquisadores que seus animais domésticos são muito bons em comunicar o que desejam através do olhar e da linguagem corporal.

A pesquisa foi realizada pela empresa de alimentos para cães, Pet Munchies, em conjunto com a revista K9 Magazine, que perguntou a 1.100 tutores de cães em toda a Grã-Bretanha sobre como eles interagem com seus cães.

Os cães geralmente empregam “linguagem de cachorro” porque querem comida, mas muitas vezes um olhar intenso é a maneira do animal de expressar preocupação com a segurança da família, segundo a pesquisa.

Cerca de 58% dos animais que ficam de pé e olham intensamente para os humanos, também recorrem a cutucar a perna do tutor com o nariz se a mensagem não estiver sendo transmitida.

Cerca de 57% dos tutores disseram que latir ou resmungar (ganindo) era uma maneira de chamar a atenção – um pouco menos popular do que dar uma olhada para o companheiro humano – e 39% disseram que seus animais iam até a porta para indicar que queriam sair.

Pouco menos de um quarto, 22%, disse que seu cachorro corre em círculos ou para frente e para trás para indicar que queria algo e 7,5% disseram que seus animais domésticos recorriam a roubar algo para obter atenção.

Mas a necessidade de conversar funciona nos dois sentidos, com os tutores dizendo que desejam poder ser entendidos por seus animais, também descobriram os pesquisadores.

Quase metade dos tutores de cães, 40%, disse que gostaria de poder perguntar ao animal o que eles poderiam fazer por eles para torná-los mais felizes.

Outros 19% disseram que gostariam de poder perguntar ao animal se estavam doentes e 18% disseram que gostariam de perguntar sobre o passado de seus cães e o que aconteceu com eles antes de se conhecerem.

O editor da K9 Magazine, Ryan O’Meara, 42 anos, e tutor de três cães, disse: “Aprender a ‘falar com cachorro’ é extremamente importante”.

“É crucial entender o que nossos cães estão tentando nos dizer quando se comunicam conosco”.

“Uma das maneiras pelas quais os cães sempre se comunicam com os humanos é estudando nossos olhos” disse o editor.

“Ao longo das décadas, os cães aprenderam a julgar nosso humor e caráter, por exemplo, olhando para nós. Esta é a maneira de um cachorro tentar realmente falar conosco”.

“Eles sabem que entenderemos o que eles estão tentando nos dizer, porque, à medida que o relacionamento com os cães evoluiu, aprendemos a ler os sinais deles e os nossos”.

“E como os cães são realmente inteligentes, ao longo dos anos, eles ampliaram a forma como conversam conosco usando o olhar com a evolução do visual dos ‘olhos de cachorrinho’, estratagema projetado para atrair nossa atenção, imitando os olhos arregalados, a aparência de bebês.

“Como essa pesquisa revela, a maioria dos cães está usando o poder do olhar como uma forma de nos fazer entender o que eles querem de nós e de fazer os tutores entenderem o que seus cães estão dizendo a eles”.

“Seja indo para fora, recebendo um tratamento ou encorajando-nos a mudar nosso foco para eles e dar-lhes alguma atenção, entendemos claramente o que nossos cães querem”.

“A comunicação se resume a olhar, latir ou ganir para os cães. Onde os olhares falham, latir sempre funciona – embora seja um pouco menos sutil”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »