AtaNews Publicidade 728x90
31/12/2019 às 13h01min - Atualizada em 31/12/2019 às 13h01min

Pátria Voluntária passa a ser coordenado pela Casa Civil da Presidência da República

Mudança visa aprimorar a gestão do programa, que tem ações e projetos transversais como grandes características

Portal Brasil
Presidente da República, Jair Bolsonaro e a Primeira-Dama Michelle Bolsonaro, durante cerimônia de Comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado. (Foto: Carolina Antunes/PR)
Por meio do Decreto nº 10.194 de 30 de dezembro de 2019, o Presidente Jair Bolsonaro transferiu a coordenação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado e a vinculação do Conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado para a Casa Civil da Presidência da República.

Lançado em julho, com o decreto 9.906/2019, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado – Pátria Voluntária incentiva a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável. A ação é conduzida por um Conselho, presidido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, composto por 24 integrantes do governo e da sociedade civil.

O Pátria Voluntária incentiva a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo. Além disso, estimula o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um País mais justo e mais solidário. 

"Não é substituir o Estado, mas somar forças para melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável, criando uma rede de suporte e doação baseada em empatia e inclusão", acredita Michelle Bolsonaro. Para a presidente do conselho, o Pátria Voluntária permite a todos os brasileiros serem a mudança que queremos para a nossa sociedade. 

Para dar mais força à prática do voluntariado, o decreto 9.906/2019 também prevê o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado e o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado.

Objetivos do programa
Promover, valorizar e reconhecer o voluntariado no Brasil está entre os objetivos do programa. Além disso, o Pátria Voluntária também prioriza o fortalecimento das organizações da sociedade civil e a participação ativa da sociedade na implementação de ações transformadoras da sociedade.

Quer ser um voluntário?
Para ser um voluntário não é necessário estar vinculado a nenhuma organização. O princípio de toda a ação é querer ajudar e, a partir daí, buscar formas efetivas para fazer sua parte. É muito fácil encontrar novas causas aqui na página do programa. Os interessados podem saber mais sobre projetos e ações, encontrando as instituições responsáveis pelas diferentes causas. As redes sociais do Pátria voluntária também ajudarão na divulgação de projetos e causa. Acesse a página oficial do Programa Pátria Voluntária. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »