AtaNews Publicidade 728x90
09/03/2018 às 09h32min - Atualizada em 09/03/2018 às 09h32min

Agropecuária puxa balança comercial e Brasil fica mais forte no comércio exterior

Setor é responsável por 44,6% de todas as nossas exportações. Em 2017, balança comercial atingiu recorde de US$ 67 bilhões

Portal Brasil
Responsável por quase metade das exportações brasileiras, a venda de produtos agropecuários tem tido uma grande importância para o saldo comercial brasileiro. Como a agropecuária foi uma das maiores responsáveis pelo crescimento da economia brasileira no ano passado, as vendas desses produtos cresceram e ajudaram a tornar o Brasil ainda mais forte no comércio exterior.

“Se ano passado não houvesse o desempenho da agropecuária, o PIB [Produto Interno Bruto] cresceria menos”, afirmou o economista-chefe do banco Haitong, Jankiel Santos. “Não é que a agropecuária seja mais importante, mas ela tem um peso maior na balança comercial”, resumiu.

Mais competição
Para o economista, com a retomada da atividade econômica, as importações devem crescer neste ano, o que significa que o saldo deverá vir menor que o recorde histórico de US$ 67 bilhões registrado em 2017. No entanto, ele afirma que isso está longe de ser um problema. “Você tem acesso a produtos que não possuem no País e gera uma competição maior para os produtores internos”, pontuou. Segundo ele, com maior competição, os preços tendem a ficar melhores para o consumidor brasileiro.

Brasil mais forte

A balança comercial é um saldo entre a quantidade de exportações e importações. Quando se exporta mais do que se compra de outros países, o saldo comercial fica positivo, e vice-versa. Nos últimos anos, o Brasil recuperou sua capacidade de exportar e os saldos têm atingido sucessivos recordes.

Isso é importante porque quanto mais positiva for a balança comercial, mais o Brasil fica preparado para enfrentar problemas no contexto da economia global. “Se você tem geração de superávits comerciais, fica mais fácil para pagar serviços trocados com outros países, o que reduz a dependência do País em relação a recursos captados lá fora para se financiar”, explicou Serrano.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »