AtaNews Publicidade 728x90
24/12/2019 às 09h01min - Atualizada em 24/12/2019 às 09h01min

15 dicas preciosas na hora de organizar sua ceia de Natal

Huff Post
Foto: Divulgação
Se você faz parte do time que não abre mão de ter uma mesa farta na noite do Natal (afinal, um dos principais objetivos da noite é comer), listamos algumas dicas para você ter em mente na hora do planejamento e também da execução.

Com ajuda de instruções Procon-SP, aqui estão 15 sugestões para um Natal delicioso:

Antes da ceia...
 
1. Planeje o cardápio
Não hesite em fazer listas detalhando cada ingrediente das receitas. Isso vai te ajudar a não gastar demais com coisas desnecessárias - e também te ajudar a não esquecer nenhum detalhe (muito menos das uvas passas!)

2. Faça uma pesquisa prévia
Compare os preços dos ingredientes em pelo menos três estabelecimentos. Também aproveite esse momento para averiguar se nenhum dos itens entra em promoção - mas cuidado com os “descontos” que não valem a pena e te obrigam a gastar mais do que o esperado.

3. Siga um orçamento
Parece óbvio, mas o mais importante é você estabelecer limites para os seus gatos e definir prioridades. Não tenha medo em pensar em substituições caso um dos ingredientes esteja muito caro.

Na hora da compra dos ingredientes...
 
4. Visite estabelecimentos
Faça questão de ir a mais de um estabelecimento para comparar preços e qualidade dos produtos. Preste atenção no manuseio dos alimentos, na higiene do local e no armazenamento. 

5. Atenção ao prazo de validade
Verifique se a validade do produto ainda contempla a data da ceia. No caso de enlatados, por exemplo, veja se as embalagens estão estufadas, amassadas ou enferrujadas. Isso pode indicar que os alimentos estão contaminados, por exemplo.

6. Selecione as frutas
Prefira as frutas da época, geralmente elas estão com um preço melhor e podem substituir as frutas secas em algumas receitas, por exemplo.

8. Verifique o armazenamento das bebidas
Evite comprar as bebidas que estão armazenadas em locais quentes e abafados. Observe o rótulo e o líquido dentro das garrafas. No caso de vinhos e espumantes, é importante que a rolha esteja em boas condições. Em geral, dê preferência às garrafas que estão menos expostas à luz solar, pois isso também afeta a qualidade.

9. E também dos congelados
Carnes, em geral, precisam estar armazenadas em frigoríficos. Sinais com poças de água e gelo derretido muito próximo das geladeiras e freezers são indícios de que a refrigeração pode não estar adequada. Preste atenção se existem bolhas ou líquidos nas embalagens.

Não esqueça dos detalhes. O meio ambiente agradece
 
10. Não hesite em usar ornamentos do Natal anterior
Reciclagem é t-u-d-o!

11. Prefira comprar os produtos a granel
A regra é clara: Quanto menos plástico, melhor.

12. E as bebidas em garrafas de vidro
Um pote de vidro nunca é demais em uma casa.

13. Utilize sacolas retornáveis
Ou até mesmo caixas de papelão para carregar as suas compras. 
E exija os seus direitos de consumidor!
 
14. Alimentos com problemas devem ser substituídos
Todo alimento ou bebida que apresentar problemas deve ser substituído pelo fornecedor. Em caso de impossibilidade da substituição, o valor deve ser ressarcido. O prazo de reclamação após a compra é de 30 dias.

15. E as promoções precisam ser validadas
Guarde os panfletos e folhetos de descontos. Eles servirão de comprovação dos descontos e ofertas divulgados por qualquer estabelecimento. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »