AtaNews Publicidade 728x90
23/12/2019 às 16h38min - Atualizada em 23/12/2019 às 16h38min

6 filmes baseados no clássico 'Um Conto de Natal' que você não pode deixar de ver

Huff Post
Foto: Divulgação
Escrito pelo inglês Charles Dickens (1812–1870) e publicado, com ilustrações de John Leech no dia 19 de dezembro de 1843, Um Conto de Natal foi um grande sucesso de vendas e se transformou em um instantâneo clássico natalino que inspiraria gerações pelos séculos seguintes.

O livro conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho avarento e sem compaixão por ninguém que, na noite de Natal, é visitado pelo fantasma de Marley, seu ex-sócio, que diz não poder descansar em paz por não ter sido generoso com ninguém em sua vida.

Para impedir que Scrooge sofra a mesma punição, Marley diz que ele receberá naquela noite, a visita de três espíritos: o Espírito dos Natais Passados, do Natal Presente e o dos Natais Futuros. Por meio deles, Scrooge será forçado a refletir sobre seus atos vis, e de como ele não está apenas destruindo a vida das outras pessoas, mas também a dele mesmo.

O cinema, claro, se apropriou da história. A primeira adaptação é um filme mudo realizado em 1910 pelo americano J. Searle Dawley, mas, de lá para cá, já foram feitas inúmeras versões do clássico de Dickens para as telas. 

Selecionamos aqui 6 delas, que você não pode deixar de ver: 

O Conto de Natal do Mickey (1983)

Este curta da Disney indicado ao Oscar é, para muita gente, a primeira experiência relacionada a Um Conto de Natal. Mas a relação da turma do Mickey com o livro de Dickens é bem mais antiga, já que o próprio Tio Patinhas tem seu nome original (Scrooge McDuck) inspirado no protagonista Ebenezer Scrooge.

O Conto de Natal dos Muppets (1992)

O Conto de Natal dos Muppets não é apenas mais uma versão de Um Conto de Natal, mas um dos melhores filmes de Natal de todos os tempos. O enredo é muito fiel ao material original, o que é bem surpreendente, já que é um filme infantil. É claro que há piadinhas mais bobinhas, mas traz Michael Caine fazendo uma das melhores caracterizações de Scrooge.

Os Fantasmas Contra-atacam (1988)

Já com filmes como A Profecia (1976), Superman - O Filme (1978), Os Goonies (1985) e Máquina Mortífera (1987), Richard Donner fez aqui uma divertida modernização do clássico de Dickens, com Bill Murray como um Scrooge cínico e irônico em uma comédia de humor sombrio e ácido com a cara dos anos 1980.

O Adorável Avarento (1970)

É claro que não poderia faltar uma versão musical nesta lista, e nesse quesito essa produção britânica estrelada por Albert Finney e Alec Guiness é simplesmente fantástica. Mesmo muito jovem para o papel (na época com 34 anos), Finney nos dá uma das mais divertidas versões de Scrooge de todos os tempos. A qualidade das músicas e a direção de arte são impecáveis.

Os Fantasmas de Scrooge (2009)

Ainda experimentando muito com animação digital e captura de movimentos, o diretor Robert Zemeckis fez uma versão barulhenta e exagerada de Um Conto de Natal que não poderia ter outro ator como Scrooge que não fosse o barulhento e exagerado Jim Carrey. Os mais puristas não gostam muito, mas esse filme já marcou (e traumatizou) a infância de muitos da Geração Z.

Um Conto de Natal (1938)

Primeira adaptação mais “respeitada” do livro de Dickens para a telona, o filme de Edwin L. Marin traz algumas mudanças na história original, comprimindo a trama em apenas uma noite por questões puramente financeiras. O resultado até surpreende, já que mesmo com essas dificuldades, imprime um bom ritmo ao enredo. Reginald Owen interpreta um Scrooge que acabou se tornando referência para versões posteriores.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »