AtaNews Publicidade 728x90
19/12/2019 às 10h29min - Atualizada em 19/12/2019 às 10h29min

Salles diz que Greta é usada ‘pelos verdadeiros poluidores do mundo’ que ‘destruíram suas florestas

“Quem não tem um código florestal é a Europa”, acusou

MBL NEWS
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
Como sabemos, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, teceu duras críticas à ativista ambiental de 16 anos Greta Thunberg , chamando-a até mesmo de pirralha. Apesar da polêmica que causou, o presidente não foi o único líder brasileiro a criticar a sueca, mesmo sendo um dos mais agressivos no discurso.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou em entrevista dada à Gazeta do Povo que crê que Greta “obviamente está sendo usada” para atender “interesses” e desviar o foco dos verdadeiros poluidores do mundo. “Até me admira os pais permitirem que a filha tenha tamanha exposição, uma menor de idade”, disse.

Greta Thunberg 

“Instrumentalizar uma pauta do meio ambiente também serve a eles [países ricos] para outra coisa, que é disfarçar a discussão sobre os combustíveis fósseis, que são os responsáveis por 80% das emissões de gás de efeito estufa no mundo. São os combustíveis fósseis. Não tem nada a ver com floresta, não tem nada a ver com agricultura”, acusou o ministro.

“Então o que eles [países ricos] querem? Não se discutir combustíveis fósseis, não se discutir a necessidade de transição energética, e jogar a conta dos gases do efeito estufa para a floresta amazônica, para a agricultura”, salientou o ministro.

“O mundo inteiro tem problemas. Se aponta o dedo para o Brasil muitas vezes, dizendo que tem problemas de desmatamento, mas o Brasil é um país ambientalmente muito sustentável”, continuou.”Países ricos destruíram suas florestas e são quem mais polui o meio ambiente”, deixou claro.

Ele também comentou sobre o COP25, e acusou alguns países de temerem o desenvolvimento do Brasil. “O que nós vimos lá [na COP25] foi uma estratégia claramente protecionista, criando uma série de obstáculos formais, mas que na verdade tinha como objetivo esconder, disfarçar aquela intenção de não deixar esse mercado acontecer, justamente porque nós somos muito mais competitivos do que eles”, defendeu.

Por fim, ele deixou exposto que “quem devastou toda a sua floresta nativa, praticamente, foi a Europa”. “Quem não tem um código florestal é a Europa. Se você olhar as construções que estão na Europa, estão tudo em cima de área de preservação permanente. Se fosse no Brasil ia ter que mandar demolir tudo”, concluiu.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »