AtaNews Publicidade 728x90
13/12/2019 às 14h50min - Atualizada em 13/12/2019 às 14h50min

Acompanhamento oftalmológico no 1º ano de vida pode prevenir ambliopia

Acompanhar o desenvolvimento da visão em bebês é tarefa praticamente impossível para os pais e responsáveis sem a ajuda de um oftalmologista.

Vida Plena e Bem Estar
Foto: Divulgação
Por isso, até o primeiro ano de vida a criança deve ser acompanhada de perto por um especialista para evitar que doenças como a ambliopia, diminuição da acuidade visual causada pelo baixo desenvolvimento da visão, provoque danos graves e cause até mesmo cegueira irreversível.

Segundo o oftalmologista da Oftalmed, Jonathan Lake, o ideal é que o bebê passe por dois momentos dedicados à sua visão até completar um ano.

“O primeiro deles ocorre logo após o nascimento, quando a criança deve ser submetida ao Teste do Reflexo Vermelho (TRV).

Conhecido como Teste do Olhinho, o exame é realizado de forma rápida e indolor para identificar problemas como catarata e glaucoma, por exemplo”, explica.
“Depois disso, os pais ou responsáveis devem levar a criança para consultas ao especialista quando ela tiver entre seis meses e um ano de idade.

A visão da criança se desenvolve e se estabelece nos seis primeiros anos e qualquer fator que prejudique esse desenvolvimento, como traumatismos, defeitos congênitos, estrabismos, infecções e inflamações pode levar à ambliopia”, acrescenta o médico.

A ambliopia é uma das causas mais comuns de cegueira em crianças e ocorre quando as conexões neuronais entre o olho e o cérebro, que somente acontecem por estímulo visual, não são realizadas corretamente.

Para que seja revertida, a doença precisa ser identificada e tratada nos primeiros anos de vida.

“Após os seis anos de idade, a ocorrência de ligações entre o olho e o córtex visual é mais rara”, ressalta Jonathan Lake.

Em alguns casos, o uso de óculos é suficiente para corrigir a ambliopia.

Em outros, pode ser necessária a utilização de um tapa-olho para estimular a criança a usar mais o olho afetado, por exemplo.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »