AtaNews Publicidade 728x90
12/12/2019 às 11h59min - Atualizada em 12/12/2019 às 11h59min

Governo quer reduzir evasão no ensino superior

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
De acordo com levantamento do Censo da Educação Superior, cresceu o total de estudantes brasileiros que concluem os cursos de graduação. O ano de 2018 teve um saldo 5,4% superior ao total de formados em 2017. O Ministério da Educação (MEC) identificou 1.264.288 novos formandos no período. A pasta agora trabalha para ampliar esse número e reduzir as desistências que ocorrem durante o curso.

A expansão do número de estudantes que concluem o ensino superior acompanha a tendência de ampliação de ingressantes. O número de novas matrículas em graduação foi 6,8% maior em 2018 do que no ano anterior.

O crescimento foi sustentado por um aumento de 27,9% na abertura de cursos superiores a distância (EaD), enquanto o número de cursos presenciais caiu 3,7% no período. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza e divulga o censo anualmente.
 
 

Abandono escolar


O censo apontou ainda que 33% dos alunos que iniciaram o ensino superior em 2010 concluíram o curso dentro do tempo normal. Essa estatística faz parte das informações compartilhadas pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), no âmbito do programa Indicators of Education Systems (INES) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que figuram na publicação Education at a Glance 2019.
 
Esse percentual coloca o Brasil (33%) à frente de nações como Portugal (29%), Holanda (28%) e Áustria (26%).  "Embora o Brasil esteja ampliando o acesso à educação superior, é importante criar mecanismos para aumentar a permanência dos estudantes e a taxa de conclusão", observa o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno.

Ações que forneçam bolsas de estudo, como é o caso do Programa Universidade para Todos (proUni), financiamento estudantil com juros reduzidos (Fies) e mesmo a concessão de isenção em tarifa de transporte e ainda bolsas para pesquisa científica estão entre alguns dos instrumentos institucionais que podem ser usado para que o estudante consiga seguir na graduação.


Os dados de evasão escolar divulgados pela OCDE apontam Reino Unido (72%) e Irlanda (63%) apresentam as maiores taxas de conclusão. Ou seja, na Inglaterra, uma média de 7 em cada 10 estudantes concluem os estudos no tempo tradicional.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »