AtaNews Publicidade 728x90
10/12/2019 às 14h42min - Atualizada em 10/12/2019 às 14h42min

5 dicas importantes para não comprar um carro clonado

Alguns pontos podem evitar comprar um carro clonado. Veja quais são eles e fuja desse problema.

Jeniffer Elaina
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Comprar um veículo usado pode ser uma boa alternativa para quem não deseja adquirir um 0 Km e pagar um preço mais alto. A questão é que nesse caso você corre alguns riscos se não ficar atento, como comprar um carro clonado ou com muito problemas mecânicos.

Para não cair nessa armadilha é preciso ficar alerta quando estiver procurando o seu próximo auto e alguns pequenos detalhes podem ser grandes indicadores de problema.

Se a ideia é aproveitar ao máximo o seu novo veículo sem ter preocupações, veja como não cair em um golpe e comprar um carro clonado.

1. Faça uma pesquisa sobre o carro

Antes de fazer a compra verifique toda a documentação, veja se está em nome de quem se diz o vendedor. Não apenas olhe a documentação física, mas faça uma consulta no site do Detran.

Analise se existe algum registro de que esse veículo foi roubado anteriormente, se existem multas, pendências financeiras e outras. Para que possa transferir para seu nome precisará regularizar todas essas pendências e nesse momento podem surgir surpresas desagradáveis.

Uma forma interessante de verificar isso é fazer uma cotação de seguro auto, pois o próprio corretor terá que verificar se o carro está em dia para te passar as propostas.

Ao mesmo tempo, se ele estiver com tudo certo, você já fica até sabendo o valor do seguro do carro e poderá se programar financeiramente.

Opte por um veículo que esteja com toda a documentação correta e evitará grandes transtornos.

2. Faça uma vistoria no veículo

Existem empresas especializadas que realizam vistorias no carro, sendo capazes de identificar se existem problemas mecânicos, se o carro já sofreu colisões anteriores e se foi feita alguma alteração, como modificação do número do chassi.

Opte por uma empresa que seja credenciada pelo Detran, pois isso trará mais confiança em relação ao laudo e tranquilidade para fechar o negócio.

3. Analise o preço para identificar um carro clonado

O preço pode ser um grande indicativo para não comprar um carro clonado porque os bandidos acabam baixando bastante o valor para vender o veículo mais facilmente.

Sempre desconfie quando o preço está muito baixo e uma forma de checar isso é consultando a Tabela Fipe e comparando o preço de mercado com a oferta. Se a diferença for muito grande, pose ser um indicativo de problema.

4. Confira o número do chassi

Uma avaliação simples que pode ser feita é verificar o número do chassi. Ele pode ser encontrado no motor e até mesmo no assoalho do veículo. Veja se ele não parece ter sido alterado e se confere com o da documentação.

Os vidros também devem ter esse número impresso em pelo menos um deles.

Veja se está tudo certo e, a qualquer sinal de adulteração, desista do negócio.

5. Cuidado de quem compra

Na hora de comprar um carro para que ele não seja clonado, o melhor é optar por fontes conhecidas ou renomadas.

O mais confiável é comprar em uma concessionária que possui um bom histórico e reputação, pois elas costumam fazer um levantamento dos carros que estão adquirindo para revenda.

Se for comprar de um particular, prefira os que são de pessoas conhecidas, pois isso evita que elas tentem aplicar o golpe do veículo clonado. Mesmo sabendo de quem está comprando, sempre fica a dica de fazer todas as verificações necessárias.

Seguindo essas dicas se evitar comprar um carro clonado e rodar com o veículo será apenas um momento para curtir o seu carro novo.
 
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »