AtaNews Publicidade 728x90
06/12/2019 às 15h59min - Atualizada em 06/12/2019 às 15h59min

Ritinha Prates passa a contar com terapia inovadora para reabilitação de PCDs

Método Therasuit foi adquirido com recursos doados pela embaixada de Taiwan, com intermédio da deputada federal Carla Zambelli; embaixador e política participaram do evento

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Pessoas com deficiências motoras dos 40 municípios da área de abrangência do DRS II (Departamento Regional de Saúde), de Araçatuba (SP), agora terão a oportunidade de passar por um tratamento inovador entregue hoje na Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates. O evento contou com a participação do embaixador de Taiwan no Brasil, Jian-Gueng Her, da embaixatriz Rosa Her, representando o país que doou R$ 116 mil para a aquisição do método, e da deputada federal Carla Zambelli, que intermediou o repasse do recurso.

A presidente da associação, Maria Aparecida Nascimento Xavier (Cida), agradeceu a todos pelo ato solidário que possibilitou a compra do equipamento e o treinamento da equipe, e que beneficiará principalmente crianças e adolescentes de baixa e média renda, com deficiências, que atualmente não têm acesso à terapia, presente na região de Araçatuba apenas em uma clínica particular.

"Com a contribuição do governo de Taiwan, por intermédio da deputada federal Carla Zambelli, vamos proporcionar gratuitamente um tratamento inovador a usuários de 40 cidades para as quais houver a indicação médica para o tratamento. Neste contexto, será possível promover políticas públicas que garantam o acesso de crianças e adolescentes com deficiência ao atendimento especializado prioritário e adequado na rede de saúde pública, além de proporcionar reabilitação mais rápida e eficaz", comentou Cida.

Na ocasião, Carla Zambelli, que esteve pela segunda vez neste ano na entidade, anunciou ainda a indicação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para custeio da entidade. "Eu me sinto muito bem aqui em Araçatuba, onde tenho amigos, sempre sou muito bem recebida, e faço questão de me empenhar em ações que promovam o bem-estar e melhor qualidade de vida para a população", afirmou a deputada.

O embaixador Jian-Gueng Her disse que ficou sensibilizado com os agradecimentos, com as demonstrações de carinho, e ao final do evento visitou as instalações da associação. O prefeito Dilador Borges destacou o trabalho de Carla Zambelli em favor de Araçatuba, falou dos avanços do poder público local na área da Saúde, e presenteou o embaixador e a embaixatriz com uma bandeira de Araçatuba. O evento contou também com as participações da vice-prefeita Edna Flor, da presidente da Câmara de Araçatuba, vereadora Tieza, dos vereadores Dr. Jaime e Lucas Zanatta.
 

O Therasuit

Desenvolvido nos Estados Unidos, o método Therasuit vem se destacando como um recurso na reabilitação de crianças e adultos com desordens neuromotoras como paralisia cerebral, atraso de desenvolvimento motor, traumatismo cranioencefálico, trama raquimedular, acidente vascular encefálico, ataxia e atetose, espasticidade, hipotonia, além de outras desordens ou síndromes.

Consiste em uma estrutura metálica, que parece uma grande gaiola, e materiais que prendem o corpo do usuário ao equipamento, onde o paciente realiza movimentos sob a orientação e acompanhamento de fisioterapeutas. A terapia tem apresentado resultados comprovados internacionalmente e, por isso, tem se tornado uma alternativa de grande relevância no processo de reabilitação de crianças e adolescentes com deficiências.

Uma equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do CER III Ritinha Prates (Centro Especializado em Reabilitação) passará por treinamento para que o método comece a ser utilizado, o que está prevista para ocorrer em janeiro do ano que vem. Para ter acesso ao tratamento, feito exclusivamente pelo SUS (Sistema Único da Saúde), o usuário deve ter indicação médica, passando por triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O médico fará o encaminhamento direcionando o caso à Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, e finalmente, serem encaminhados ao CER.


A Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates existe há 42 anos, e trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas profundas e irreversíveis. Atualmente, atende 60 usuários internos. A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates), que presta cerca de 500 atendimentos por mês.

Entre os valores da associação, que atende exclusivamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), usuários de 40 municípios vinculados ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »