AtaNews Publicidade 728x90
04/12/2019 às 16h59min - Atualizada em 04/12/2019 às 16h59min

Ferroviária, o time feminino que disputa forças com Santos e Corinthians

Time pequeno de Araraquara se mostrou o azarão de 2019 e conquistou o primeiro bicampeonato do torneio nacional

Vinícius Mendes
CULTEDGE
CBF
O futebol feminino no Brasil segue sendo uma atividade com alta desigualdade, quando comparada a toda a atenção que o futebol masculino recebe. O público, no entanto, já começa a se mostrar mais interessado e receptivo para ver o desempenho das mulheres em campo.
 
Atualmente, já é possível apostar online nos resultados das partidas femininas. Em sites como o bet365 Apostas Esportivas, o apostador concorre a prêmios com o placar dos jogos das mulheres, como já é feito no futebol masculino.
 
Após a resolução da Conmebol, que obriga os times de futebol masculino a dedicarem um orçamento maior aos times femininos, a expectativa era de que as grandes equipes começassem a dominar os campeonatos. No entanto, existe uma equipe que mostra que essa tendência não tem se realizado.
 
A Ferroviária, time relativamente pequeno do interior paulista, tem mostrado força igual a de gigantes como Santos e do Corinthians – atual campeão da Libertadores. Esses times, que possuem um grande orçamento e algumas estrelas em suas equipes, disputam forças com o time de Araraquara, que tem feito campanhas mais econômicas e extremamente eficientes para levar as mulheres à vitória frequentemente.
 
Os torneios femininos, até esse ano, vinham mostrando campeões inéditos. Porém, a pequena Ferroviária conquistou o bicampeonato nacional, quebrando esse padrão e desbancando o favoritismo dos times que já se tornaram tradicionais no futebol feminino.
 
Trajetória do Ferroviária
No início do campeonato, a Ferroviária se classificou em penúltimo lugar. Com bastante dificuldade, a equipe feminina conseguiu uma colocação para participar do torneio, mas com poucas chances de vitória. No entanto, ao longo da disputa, as mulheres da Ferroviária conseguiram virar o jogo e apresentar a melhor campanha.
 
Apesar de ser um time pequeno, a história a Ferroviária é muito importante para os esportes femininos no Brasil. Fundado em 2001, ele é um dos primeiros times de futebol feminino no país. Desde 2014, quando ganhou o primeiro título nacional, o time vinha apresentando um desempenho fraco, sem chegar às finais.
 
Crescimento do esporte feminino
A decisão da Conmebol foi decisiva para que os times começassem a investir nas modalidades femininas de futebol. O Brasil possui a melhor jogadora do esporte, de acordo com a FIFA, mas as mulheres ainda lutam contra o preconceito e a invisibilidade nesse meio.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »