AtaNews Publicidade 728x90
03/12/2019 às 13h53min - Atualizada em 03/12/2019 às 13h53min

Árvore gigante de mais de 500 anos é derrubada em SC para ser transformada em cerca

DESMATAMENTO

HISTORY
Uma gigantesca imbuia foi derrubada em 2018 na cidade de Vargem Bonita, no meio-oeste de Santa Catarina. Agora, análises científicas apontam que a árvore tinha ao menos 535 anos de idade. De acordo com a Polícia Ambiental, o crime foi cometido para que a madeira fosse usada na construção de uma cerca.

A idade da imbuia foi estimada pelo professor Marcelo Scipioni e outros dois pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A análise foi feita estudando os anéis de crescimento da árvore, círculos localizados no tronco da planta. Esses anéis servem de base para a datação de árvores por meio de um método científico chamado dendrocronologia.

A imbuia, árvore símbolo de Santa Catarina, está na lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. A exploração madeireira desenfreada ameaça a continuidade da espécie. De acordo com a lei, a coleta, corte, transporte, armazenamento, manejo, beneficiamento e comercialização da imbuia são proibidos, à exceção dos exemplares cultivados em plantios licenciados.

O proprietário do terreno onde a árvore se situava foi multado em R$ 12.750, em razão da derrubada da imbuia e de outras 16 araucárias. Parte do tronco derrubado da imbuia está exposto na sede da Polícia Militar Ambiental na cidade catarinense de Joaçaba para fins educativos.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »