AtaNews Publicidade 728x90
02/12/2019 às 11h14min - Atualizada em 02/12/2019 às 11h14min

Projeto leva debates sobre Justiça e Cidadania a crianças de Catanduva

Ação social está na terceira edição

TJSP
Foto:Comunicação Social TJSP
A Comarca de Catanduva promoveu neste mês a 3ª edição do projeto “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola”, sob a coordenação do juiz José Roberto Lopes Fernandes. A ação social é uma parceria do Tribunal de Justiça de São Paulo com a Secretaria de Educação e conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). Ao todo, 14 escolas da região foram atendidas pelo projeto neste ano, alcançando cerca de dois mil alunos de 9 a 11 anos, que cursam o ensino fundamental na rede pública.

A primeira fase começou em julho, com a distribuição da Cartilha da Justiça aos alunos e professores, material produzido pela AMB e pelo TJSP. O material foi trabalhado em sala de aula, momento em que os estudantes aproveitaram para desenvolver atividades como redações, desenhos, poesias e jograis relacionados aos temas discutidos. “O projeto me foi apresentado, em 2013, pelo juiz de São Carlos André Luiz de Macedo e achei fantástico. A Cartilha da Justiça faz uso de uma linguagem simples e de quadrinhos para explicar as funções do Poder Judiciário e demais instituições do sistema de Justiça, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e as polícias Civil e Militar, além da Advocacia. Os alunos também aprendem sobre a importância dos direitos e deveres inerentes a cada um na comunidade e o valor da ética e da responsabilidade social”, explicou o juiz Lopes Fernandes.

Na segunda fase do projeto, profissionais envolvidos foram às escolas para conversar com os estudantes. Além da presença do juiz Lopes Fernandes, as visitas contaram com a participação do juiz Alcêu Corrêa Junior, de promotores de Justiça, delegados, policiais militares, advogados, defensores e guardas civis. Nos encontros, foram passadas informações sobre as respectivas profissões e aprofundados temas da cartilha, momento em que os alunos puderam tirar dúvidas.

Na terceira e última etapa, os alunos visitaram o fórum e conheceram os cartórios, salas de audiência e o Salão do Júri, onde aconteceu encerramento das atividades. Além dos juízes Lopes Fernandes e Alcêu Corrêa, compareceram os representantes das instituições que participaram das visitas nas escolas; a secretária da educação de Catanduva, Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca, representando a prefeita; e o juiz trabalhista Wagner Ramos de Quadros.  “A ação contribui para a formação das crianças como agentes multiplicadores, pois eles levam o conhecimento adquirido a seus pais, responsáveis, vizinhos, enfim, a toda comunidade”, falou Lopes Fernandes. E completou: “Desde a primeira edição, a visita às escolas se revelou uma experiência pessoal fantástica, proveitosa e, também, de muito aprendizado. O programa tem por objetivo despertar, senão o gosto por uma das carreiras jurídicas, a consciência da cidadania, afastando-os da marginalidade e da violência, formando, assim, melhores cidadãos para nosso futuro”, afirmou.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »