29/11/2019 às 10h57min - Atualizada em 29/11/2019 às 10h57min

Procon-SP faz plantão para atender consumidores durante a Black Friday

Fundação mantém canais de comunicação para receber reclamações; maquiagem de preço foi a queixa mais relatada na edição 2018

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, atenderá em horário estendido para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados durante a Black Friday, evento que começa oficialmente nesta sexta-feira (29) com descontos promovidos por diversos estabelecimentos comerciais.

Na edição da Black Friday do ano passado foram registados 742 atendimentos – sendo 478 reclamações e 264 consultas (pelo telefone 151 e redes sociais).

Os principais problemas relatados foram:

– maquiagem de desconto e desconto oferecido sobre o preço do produto/frete não é real (145 demandas)
– produto/serviço não disponível (95 demandas)
– mudança de preço ao finalizar a compra (87 demandas)
– pedido cancelado pela empresa após finalização da compra (79 demandas)

Atendimento

O consumidor pode fazer reclamações pelo site do Procon (a partir das 8 horas) e por aplicativo em qualquer horário. O app deve ser atualizado nas lojas Play Store e App Store (Apple).

Os horários de orientação pelo telefone 151 serão: das 8h de quinta-feira (28) até as 2h de sexta-feira (29); retornando às 6h de sexta-feira (29) até as 22h.

Fiscalização

A fiscalização dos sites começou na quinta-feira (28) e continua durante esta sexta-feira. Também haverá fiscalização nesta sexta-feira, a partir de 7h.
 
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