28/11/2019 às 16h20min - Atualizada em 28/11/2019 às 16h20min

Vacinação contra o sarampo em adultos acontece sábado (30). Birigui vai atualizar calendário vacinal

Assessoria de Imprensa / Tiago Lotto
Imagem: Ministério da Saúde
A Secretaria de Saúde de Birigui vai aproveitar o Dia D da vacinação contra o sarampo em adultos para vacinar todos os moradores que não estão em dia com a carteira de vacinação.

A campanha nacional prevê o Dia D neste sábado, 30 de novembro, visando vacinar adultos de 20 a 29 anos. Aproveitando a campanha, a Vigilância Epidemiológica de Birigui vai aproveitar para aplicar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Para atender esse público, estarão funcionando no sábado (30) as dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Vigilância Epidemiológica, que atende na Praça Gumercindo Paiva Castro, centro, sem número (prédio do antigo pronto-socorro).

Atualmente, o adulto de 20 até 29 anos deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo após a alteração feita pelo Ministério da Saúde, que aconteceu em 2017.

Como é uma mudança recente, muitos adultos desta faixa etária têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. Além do mais, quando estão com o esquema vacinal completo, ele se protege e quebra a cadeia de transmissão do vírus.

“É importante que o morador leve sua carteira de vacinação para que um profissional da Saúde faça uma análise. Caso só tenha apenas uma dose, vamos aplicar a segunda. Caso não tenha nenhuma dose, iremos começar o esquema vacinal, com duas doses – com intervalo de 30 dias”, explicou Isabel Galdeano, profissional da Vigilância Epidemiológica de Birigui.

O cidadão que tenha dúvidas deve procurar a UBS mais próxima de sua residência e apresentar sua carteira de vacinação. Lembrando que a vacina é oferecida gratuitamente aos moradores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »