AtaNews Publicidade 728x90
28/11/2019 às 12h02min - Atualizada em 28/11/2019 às 12h02min

Nariz dos sonhos: saiba quais são as técnicas mais utilizadas

Conheça a rinomodelação e a rinoplastia e quando optar por cada procedimento estético nasal.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A centralidade do nariz na estética facial faz com que muitas pessoas desejem ter um nariz diferente, seja menor, mais simétrico, empinado, com asas mais finas etc. 

Esse desejo pelo nariz dos sonhos faz com que a cirurgia plástica para alterações na estética do nariz seja o quarto procedimento estético mais realizado no Brasil, com 8,1% das técnicas de um universo de 11 milhões de cirurgias ao ano.

Apesar da crescente procura, antes de se submeter a uma cirurgia permanente o paciente deve avaliar o que, afinal, seria o nariz ideal e qual o procedimento mais indicado. Saiba mais!

O que é um nariz ideal?

 

A definição de nariz ideal é bem ampla, pois está totalmente relacionada com a estrutura facial do paciente. O que é harmônico para uma pessoa pode são para outra, de forma que a avaliação deve sempre ser personalizada.

Não é incomum o paciente chegar ao consultório do cirurgião plástico com um "modelo" de nariz almejado, em geral, inspirado em algum famoso.

No entanto, apenas com a avaliação do especialista será possível determinar qual o modelo de nariz ideal considerando as particularidades do paciente, como gênero, idade, espessura da pele, altura e outros fatores.

Apesar dessas peculiaridades, um estudo visou identificar o que poderia ser o formato ideal do nariz, considerando tamanho e altura. A conclusão foi a seguir:

  • altura: a altura ideal do nariz, que vai do ponto médio da raiz até o ponto subnasal deve ser, em média, de 5,8 cm para os homens e 5,1 cm para mulheres;

  • largura: a largura entre as extremidades das asas nasais deve ser de até 2,6 cm para homens e, em média, 2,2 cm para mulheres;

  • angulação: a angulação, medida a partir do lábio, deve ser aproximadamente 106 graus, sendo que narizes com ângulo menor que 90 graus tendem a ser considerados masculinos e caídos.

Apesar dessas "diretrizes", diversos aspectos serão considerados pelo cirurgião plástico antes de definir qual o formato final que o nariz deve ter.

Muitos pacientes questionam-se ainda sobre qual método utilizar para alcançar esse resultado, independente do tamanho e formato do nariz dos sonhos.

Quais os resultados da rinomodelação?

 

A rinomodelação é uma técnica não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz utilizando substâncias injetáveis. Em geral, é feita a aplicação de ácido hialurônico devido à segurança da substância.

O procedimento é indicado quando o objetivo do paciente é aumentar o nariz, corrigir alguma assimetria ou disfarçar um aspecto indesejado. No entanto, a técnica não permite alterações mais intensivas, como diminuir o nariz ou alterar a angulação e projeção da ponta.

Como benefício, a rinomodelação pode ser realizada no consultório do cirurgião plástico e dura entre 20 e 30 minutos, não demandando cuidados prévios, como exames, ou restrições pós-operatórias.

Apesar dessas vantagens, os resultados da rinoplastia têm duração que varia entre 9 e 12 meses, pois o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo.

Devido essa característica, não é incomum que a rinomodelação seja indicada para "testar" resultados esperados com a rinoplastia e verificar se o paciente fica satisfeito com o novo formato do nariz.

Como é a rinoplastia?

 

A rinoplastia, por sua vez, consiste no procedimento cirúrgico para alterações estéticas no nariz, o que permite uma gama muito mais ampla de mudanças que podem ser feitas, incluindo a associação com correções funcionais.

O procedimento é indicado para pacientes com insatisfações em relação à estética nasal e que desejam aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, alterar a angulação do nariz, afinar as asas nasais ou reduzir a giba óssea.

Devido às maiores possibilidade do procedimento, ele também tem particularidades em relação à preparação e recuperação, como:

  • demanda a realização de exames pré-operatórios;

  • tem restrições para pacientes com doenças crônicas ou autoimunes, diabetes, hipertensão e outras;

  • precisa ser realizado em ambiente hospitalar;

  • demanda o uso de anestésico, que pode ser local com sedação ou geral;

  • tem uma execução com duração entre 1 e 2 horas, de acordo com a extensão das mudanças, e um período de internação que varia entre 12 e 24 horas;

  • tem restrições pós-operatórias como a prática de exercícios físicos e alimentação e exige repouso absoluto por uma semana.

A maior complexidade da técnica deve-se ao fato de que o resultado é permanente, o que exige máxima confiança no cirurgião plástico responsável, pois qualquer insatisfação só poderá ser corrigida com uma nova cirurgia plástica.

Portanto, além de avaliar qual é o nariz ideal para você, é fundamental que antes de se submeter a uma rinomodelação ou rinoplastia você seja avaliado por um cirurgião plástico de confiança.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »