08/01/2018 às 12h52min - Atualizada em 08/01/2018 às 12h52min

Secretário de Esportes de Salmourão, Guilherme Carvalho, fala ao AtaNews

Tendo assumido o comando da secretaria logo no início do ano passado, o secretário faz um balanço de seu trabalho em prol do esporte

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Desenvolvendo um trabalho voltado para todas as segmentações do esporte, o secretário da Pasta, Guilherme Carvalho, fala um pouco sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria durante o ano de 2017. Com apenas 23 anos, o professor de educação física assumiu o cargo em Janeiro de 2017 e os resultados já começam a aparecer. Confira a entrevista!

ATANEWS: Como foi sua reação ao ser convidado para comandar a Secretaria de Esportes logo no início da atual administração?

GC: Na verdade fiquei surpreso, pois não esperava o convite. Até então nunca havia cogitado a hipótese de comandar uma Secretaria Municipal. Recebi a visita surpresa do Prefeito em minha casa e, no momento que o recebi, sem demora, o mesmo já estendeu o convite de uma forma direta. Estava inclusive com viagem marcada para passar o final de ano na cidade de Americana e, de pronto aceitei o convite, ainda no final do ano de 2016, vindo a assumir o cargo em meados de Janeiro do ano passado.

ATANEWS: Quais as modalidades esportivas que estão sendo assistidas pela Secretaria de Esportes atualmente?

GC: Todas as atividades esportivas que estão sendo realizadas são de extrema importância, e procuramos atender a todas de uma forma igualitária. Atualmente, estamos realizando trabalhos com o Projeto de Judô que é desenvolvido dentro do Projeto Espaço Amigo, contudo, esta é uma atividade exercida apenas internamente para crianças que lá se encontram matriculadas. No atletismo estamos realizando um trabalho diferenciado e procurando atender as necessidades dos atletas da melhor forma possível, com o fornecimento de lanches, uniformes, equipamentos, auxílio no transporte para que os mesmos participem de competições intermunicipais e estaduais, sendo esse, o resultado de um trabalho iniciado há alguns anos e que começa a dar frutos agora, durante a nossa gestão, com a chegada do revelador de talentos deste esporte, o professor José Pedro dos Santos. Também estamos dando um suporte aos atletas que praticam o basquete masculino e não poderíamos deixar de falar do futebol. Falando sem nenhum  tipo de preconceito com as outras modalidades, mas vejo o futebol como a identidade do brasileiro em qualquer lugar do mundo, tanto é que somos conhecidos internacionalmente como o país do futebol. Nesse primeiro ano, procuramos atender todos os grupos que nos procuraram da melhor forma possível. Em termos relacionados ao assunto, não poderia eu, deixar de mencionar o Projeto Renascer da Polícia Militar, que é desenvolvido em Salmourão através de iniciativa voluntária do Sub-Tenente PM Flávio Eduardo Rodrigues ainda em 1998. Procuramos auxiliar na realização do Torneio de Férias com o fornecimento de lanches e com melhoras na estrutura física dos locais de treinos. Também oferecemos um suporte aos atletas que participaram das competições estaduais e dos jogos regionais. 

ATANEWS: Quais as maiores dificuldades encontradas na realização dos trabalhos durante esse primeiro ano?

GC: A grande dificuldade enfrentada pelo Esporte de Salmourão é a mesma encontrada dentro de todas as outras secretarias de qualquer município que tem um porte pequeno como o nosso, que é a falta de recursos financeiros, pois isso impossibilita investimentos que poderiam trazer melhores resultados para os atletas que são assistidos pelo nosso trabalho, sem mencionar que os governos federal e estadual vem restringindo investimentos na área esportiva. Para você ter uma ideia, em 2017, o Governo Federal anunciou o corte de 87% dos recursos destinados ao esporte nacional. O Governo do Estado reduziu em média 75% a verba destinada a  programas do esporte, onde antigamente os município poderiam receber anualmente em torno de R$ 60 mil para programas sociais esportivos e atualmente os investimentos máximos caíram para R$ 15 mil no teto do governo paulista.

ATANEWS: Quais as grandes conquistas do esporte de Salmourão nesses últimos doze meses?

GC: Conseguimos desenvolver e trazer para o município algumas ações práticas como a restauração e reparos no gramado do Estádio Municipal, restauramos as instalações elétricas do Ginásio Municipal Afonso Nery Marques, limpamos o campo de futebol que se encontra atrás da EMEFI Stela Boer Maioli, adquirimos também um bebedouro para o Ginásio de Esportes, auxiliamos em campanhas sociais como a Campanha do Agasalho e promovemos o festival de atletismo e campeonatos de Futsal além de outras modalidades diversas.

ATANEWS: E sobre os resultados? Quais as grandes conquistas após o início dessa nova gestão?

GC: Nossos atletas conquistaram o título de Campeão Regional dos 34ºJogos Abertos da Juventude no Futsal, ficamos com o sexto lugar no ranking geral em todo o Estado de SP no revezamento 4x100 metros também nos 34º Jogos Abertos da Juventude. Também ocupamos a 5º colocação nos 100 metros rasos masculino durante a realização dos 61º Jogos Regionais de Osvaldo Cruz, conquistamos o título regional no 46º Campeonato Estadual de Futebol com as crianças do Projeto Renascer nas categorias sub-11 e sub-15. Os atletas salmoroenses tiveram também a melhor participação na liga regional de atletismo em 2017, sendo os campeões do Festival de Atletismo realizado em Adamantina. 

ATANEWS: Como está sendo programado o calendário de eventos para 2018 em Salmourão?

GC: Acredito que 2018 estará com um maior número de atrações esportivas devido a experiência adquirida em 2017, onde foram realizadas poucas atividades. Para este ano, já está sendo programado o Campeonato de Futsal, que será realizado provavelmente dentro dos próximos 60 dias, ficando como atividade integrante da programação de aniversário de Salmourão. Reconheço que pode ser feito mais pelo esporte e estou trabalhando para isso, peço ainda a compreensão de todos, pois as dificuldades são muitas, mas esse será com certeza um grande ano para o esporte em Salmourão.

ATANEWS: Como é a relação entre o Gabinete do Prefeito Ailson e a Secretaria de Esportes? As reivindicações vem sendo atendidas de pronto pelo chefe do executivo?

GC: É uma relação de respeito mútuo, onde buscamos sempre um diálogo e estamos em parceria, sempre estudando medidas para atender o esporte de Salmourão de uma forma rápida, prática e eficaz. O que não pode ser atendido de forma imediata, nós procuramos resolver dentro das possibilidades da administração, sempre contando com a compreensão e a colaboração de todos os envolvidos.

ATANEWS: Há alguém em especial que contribuiu para o seu trabalho nesse primeiro ano à frente da Secretaria e que você gostaria de agradecer?

GC: Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por nos permitir realizar o nosso trabalho de uma forma bastante produtiva durante esse ano que passou, agradeço ao Prefeito Ailson pelo convite, pela oportunidade e pela confiança, às outras colegas de Secretaria Luana Pravatto, da saúde e Ana Célia da Educação pela parceria, ao Sub-Tenente PM Flávio Eduardo Rodrigues pelo respaldo, ao Portal de Notícias AtaNews por estar sempre divulgando nosso trabalho e várias outras pessoas que de alguma forma direta ou indireta nos ajudaram durante esse primeiro ano de trabalho.

ATANEWS: O espaço fica livre para que você possa concluir de uma maneira dissertativa sobre o seu trabalho e, se desejar, deixar uma mensagem à população do município.

GC: Primeiramente peço a Deus que no ano de 2018, nos conceda muita saúde e que seja um ano de novas conquistas, novas vitórias e que Ele possa estar abençoando a todos de uma forma geral, sendo que, esse seja um ano em que nossas esperanças possam ser renovadas e, embora nosso trabalho possa não agradar a todos em virtude das dificuldades, digo que procuramos fazer tudo com o maior carinho e dedicação possível. Desejo a todos um feliz 2018 com muita saúde, paz e amor no coração e que todos possam realizar seus sonhos em todos os aspectos, sejam eles na vida profissional pública ou particular. Muito obrigado a todos, fiquem com Deus.  


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »