AtaNews Publicidade 728x90
19/11/2019 às 15h15min - Atualizada em 19/11/2019 às 15h15min

Veja o efeito de uma tempestade solar ao atingir a Terra

Pesquisa estudou os foreshocks, primeiras regiões atingidas na Terra; as descobertas revelaram um acontecimento muito mais complexo do que se esperava

Olhar Digital
Usando dados coletados pela missão Cluster, da Agência Espacial Europeia (ESA), uma equipe de centistas da Universidade de Helsinque mapeou a “canção” gerada pelo campo magnético terrestre quando bombardeado eletricamente por partículas carregadas do Sol. Em conjunto, o teste também revelou o que acontece quando uma tempestade solar atinge a Terra.

Ao todo, foram analisadas mais de duas décadas da missão Cluster. Que por sua vez, consiste em uma investigação do campo magnético terrestre e sua interação com o vento solar, captado por quatro satélites que orbitam nosso planeta.

No caso, os ventos solares ocorrem quando as partículas são liberadas pelo Sol e fluem para outras partes do Sistema Solar. Uma tempestade solar, ou ejeção de massa coronal, ocorre quando o Sol dispara uma explosão de plasma, causada pela liberação de energia magnética. Essa tempestade é tão poderosa que pode mudar temporariamente a forma do campo magnético da Terra.

A equipe estudou os foreshocks, regiões onde partículas da tempestade solar atingiram primeiro ao se aproximar da Terra, e descobriu que as ondas magnéticas liberadas como resultado eram muito mais complexas do que se esperava inicialmente.

“Sempre esperamos uma mudança na frequência, mas não no nível de complexibilidade da onda”, afirmou o líder da equipe Lucille Turc, da Universidade de Helsinque.

A pesquisa também nos permite entender os distúrbios no clima estelar e como eles afetam a tecnologia no solo terrestre e espacial. Além disso, poderia nos ensinar sobre os campos magnéticos dos exoplanetas distantes e como eles são afetados pela sua estrela mãe.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »