AtaNews Publicidade 728x90
18/11/2019 às 14h40min - Atualizada em 18/11/2019 às 14h40min

O que é o Coaching de Carreira?

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Se você perguntar para qualquer profissional de qualquer empresa o que ele mais deseja conquistar em sua carreira, a resposta será: crescimento. Alcançar o crescimento profissional é um anseio de todas as pessoas. Porém, esse é um processo que exige muita paciência, sabedoria, dedicação, preparação e persistência, todo esse processo se torna mais fácil com o acompanhamento de um coaching de carreira.

O coaching está se tornando essencial na vida de muitos profissionais e é sempre indicado para pessoas que desejam um novo caminho em suas carreiras e que buscam novas soluções para terem um melhor equilíbrio na vida pessoal e corporativa. De forma clara, esse trabalho envolve um conjunto de técnicas e metodologias que incentivam processos de autoconhecimento, autodisciplina, crescimento profissional e pessoal. E quais seriam os pontos de evolução alcançados por quem passa por um coaching profissional? Capacidade de desenvolver habilidades e competências; aperfeiçoamento da criticidade e visão sistêmica; maior produtividade; ter mais controle emocional e resiliência; lidar com as diferenças e definir metas e objetivos com maior clareza.

Um coach tem o seu trabalho focado em explorar as competências e capacidades de uma pessoa para o alcance de um objetivo, direcionando suas energias para que esse ponto seja resolvido. E nada vem de achismos ou de experiências de vida. Ele utiliza técnicas estudadas e comprovadas para tirar a solução do próprio coachee (nome dado aquele indivíduo que busca a ajuda de um o coach para maximizar seus resultados pessoais e profissionais por meio da metodologia coaching). É como se fosse um treinador, que ouve as necessidades do indivíduo, traça em conjunto um planejamento, que tem por meta levar o coachee de um ponto X até o ponto Y.

"Everyone needs a coach". (Todo mundo precisa de um coach). Essa frase não é minha. Ela é do Bill Gates, fundador da Microsoft. Pense em você jogando golfe, fazendo balé ou tentando aprender xadrez. Você não será um especialista na primeira vez que tentar. Mas pode se desenvolver, buscar um caminho, aprender novas competências. A gestão da sua carreira é diferente? A maioria das pessoas não é educada sobre como gerenciar suas carreiras. Além disso, as pessoas, por uma questão natural, não conseguem enxergar-se de fora da sua própria vida. E é aí que também pode entrar um grande benefício do coaching de carreira. Esse olhar de fora é uma das características mais fundamentais de um trabalho de desenvolvimento profissional especializado.

É verdade que os coaches de carreira são amplamente conhecidos por ajudar na busca de emprego ou na transição de carreira, mas são igualmente valiosos para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo seu trabalho e as oportunidades na empresa para a qual ele ou ela trabalha. Os coaches de carreira ajudam você a alcançar sua visão de carreira de longo prazo ajudando-o a criar metas e os planos para alcançá-las.

Depois de investir em um coaching de carreiras você vai ter um: aumento da produtividade, qualidade, rentabilidade  e vai estar mais preparado para correr atrás das suas metas e objetivos.


Michele Scalfi é coach de carreiras e mentora de empreendedores e possui 20 anos de experiência no cargo de controller de multinacionais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »