AtaNews Publicidade 728x90
14/11/2019 às 08h27min - Atualizada em 14/11/2019 às 08h27min

Complexo Equestre de Araçatuba passa a ser utilizado por praticantes de equoterapia

Cerca de 70 pessoas são atendidas em parceria firmada com o SIRAN

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O maior e mais moderno Complexo Esportivo Equestre da América Latina, localizado dentro do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), passou a ser frequentado nesta semana por praticantes de equoterapia. A ação é uma parceria entre o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e a empresa HSC Equoterapia, dos fisioterapeutas Carolina Vicentini Verdi e Henrique Sartori Coutinho, que está atendendo aproximadamente 70 pessoas.
 
A equoterapia utiliza cavalos como meio terapêutico para aumentar o equilíbrio, a força muscular e o desenvolvimento intelectual e psicológico de pacientes, com indicação médica. "As atividades são realizadas de forma lúdica, integrando natureza e brinquedos educativos para melhorar o desenvolvimento do potencial cognitivo e motor dos praticantes. Assim, a equoterapia oferece mais qualidade de vida e ajuda na interação social dos praticantes", explica Carolina.
 
"É um orgulho para nós do SIRAN podermos contribuir de alguma forma com este trabalho. Temos compromisso de apoiar ações e projetos ambientais e sociais que tragam benefícios, não só a Araçatuba, mas a toda a região", afirma o presidente do SIRAN, Fábio Brancato.
 
Cerca de 95% do público da HSC Equoterapia Araçatuba é de pessoas com alguma deficiência, mas a terapia não é direcionada apenas a elas, como afirma Coutinho. "Uma criança que tem hiperatividade também pode ser atendida, desde que seja com o profissional correto. Dessa maneira, uma criança que tem a dislexia, por exemplo, deve ser acompanhada por um psicólogo e um pedagogo. O adulto que tem uma disfunção motora ou problema neurológico terá o acompanhamento de um fisioterapeuta".
 
Benefícios
 
São inúmeros os benefícios para a pessoa que está sobre o cavalo, além dos ganhos motores, psíquicos, sensitivos e sociais. "O cavalo produz para a pessoa que está sobre ele o que chamamos de movimento tridimensional, e esse movimento desloca o praticante em alguns eixos", esclarece a fisioterapeuta Carolina. A sessão varia de 30 a 40 minutos, sendo que, sobre o animal, são apenas 30 minutos, e restante é dividido entre o início e o final da atividade, para fazer interação e despedida com o praticante.
 
O movimento tridimensional é definido como o deslocamento anteroposterior, laterolateral, superoinferior e rotação pélvica. Esses movimentos fazem com que o praticante tenha todos os ganhos necessários. Coutinho exemplifica: "Uma criança hipertônica relaxa, porque o cavalo transmite movimentos que trazem a adequação do tônus muscular. É o movimento que desloca o paciente a todo o momento trabalha a força muscular, obtendo mais um ganho".
 
"É importante lembrar que essa terapia também trabalha o equilíbrio do praticante, pois o cavalo está em desequilíbrio constante, ele perde e retoma a estabilidade e nesse perder e retomar, quem está sobre ele apenas ganha", finaliza Carolina.
 
O SIRAN
 
Criado em 25 de outubro de 1942, O Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN) foi do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.
 
Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.
 
Serviço
 
Atividade: Equoterapia
Local: Casa do SIRAN – Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado
Endereço: Avenida Alcides Fagundes Chagas, 600, Bairro Aviação
Contato: Carolina (18) 99746-2388
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »