AtaNews Publicidade 728x90
13/11/2019 às 14h53min - Atualizada em 13/11/2019 às 14h53min

Santa Casa de Araçatuba abre inscrições para o processo seletivo dos Programas de Residência Médica

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
Estarão abertas até o dia 24 de novembro, as inscrições para o processo seletivo dos Programas de Residência Médica (PRM) da Santa Casa de Araçatuba.  Podem se inscrever, médicos formados em todo o território nacional por faculdades oficiais ou reconhecidas, e os formados no exterior com diploma revalidado por universidades autorizados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). As inscrições poderão ser realizadas no site da Consesp (www.consesp.com.br).

Para 2020, o PRM da Santa Casa de Araçatuba oferecerá 18 vagas em cinco especialidades: Clínica Médica (6 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (4 vagas), Ortopedia e Traumatologia (2 vagas), Pediatria (4 vagas) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2 vagas).  Atualmente o hospital possui 40 médicos residentes cursando os programas. 

A Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, com períodos de atividade e orientação determinados pelos supervisores pertencentes ao corpo clínico da instituição.

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira, prevista para o dia 4 de dezembro, período da manhã, será aplica prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha. No mesmo dia, no período da tarde,  serão realizadas pela banca coordenadora, análise curricular e arguição dos participantes.  As atividades dos novos residentes serão iniciadas em 01/03/2020, data de início dos programas de residência médica em todo o país.

De acordo com coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Santa Casa de Araçatuba, médico Rafael Saad, os Programas de Residência Médica (PRM) da Santa Casa de Araçatuba “têm como objetivo fundamental o progressivo aperfeiçoamento profissional e científico, bem como de habilidades e atitudes do médico nas várias áreas do conhecimento, com vistas à capacitação e qualificação que possibilitem o desempenho ético e zeloso da profissão”. Outras informações sobre os programas estão disponíveis no site da Coreme: www.coremearacatuba.com.br.
 
Novos cursos

O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba deverá abrir em 2020   três novos cursos totalizando cinco vagas, nas especialidades de Cirurgia Geral, Neonatologia e Medicina Intensiva Pediátrica, sendo as duas últimas direcionadas a formandos em Pediatria.  A instituição já foi aprovada pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) para abertura de cursos nestas especialidades e aguarda somente a aprovação de bolsas de residência, para realização de abertura de processo seletivo para essas especialidades.
 
Concluintes

No dia 28 de fevereiro de 2020 a cidade de Araçatuba terá mais 16 especialistas formados pela instituição, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica e Pediatria. Os concluintes integram a primeira turma do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba. Esta é a segunda conclusão registrada na instituição. Em 2019, o PRM  formou 10 especialistas nas áreas de Clínica Médica e Pediatria.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »