AtaNews Publicidade 728x90
12/11/2019 às 16h31min - Atualizada em 12/11/2019 às 16h31min

Secretaria de Saúde realizou extensa programação em alusão ao Outubro Rosa 2019

Secretaria de Saúde - Departamento Médico e de Enfermagem
Foto: Secretaria de Saúde - Departamento Médico e de Enfermagem
A Secretaria de Saúde de Birigui realizou diversas atividades durante o mês de outubro, quando foi realizada Campanha Outubro Rosa. O texto abaixo é do Departamento Médico e de Enfermagem.

As atividades iniciaram no dia 1° de outubro, com capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), realizada pela fisioterapeuta e acupunturista do Centro Oncológico de Reabilitação (CORE), Larissa Braganholo Hostalácio, abordando o câncer de mama, estimativa de novos casos, fatores de risco, prevenção, tratamento cirúrgico, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e o funcionamento do Serviço de Reabilitação CORE, desenvolvido no Centro de Especialidades do município.   Tivemos a participação de 93 profissionais.



No dia 05 de outubro foi realizado o Dia D da Campanha Outubro Rosa, onde as 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Ambulatório de Saúde da Mulher realizaram a coleta de 520 exames preventivos de câncer do colo do útero. Além disso, foram feitas solicitações de mamografias para as mulheres que se encontram na faixa etária de indicação preconizada pelo INCA. No decorre do mês estas ações foram intensificadas na rotina das UBSs, com 557 exames preventivos coletados.

As ações de promoção de saúde também fizeram parte da programação. As equipes de NASF-AB e Estratégia Saúde da Família (ESF) realizaram várias palestras educativas sobre o tema na área de abrangência das 10 UBSs do município e em empresas que firmaram parceria, atingindo 359 participantes nas palestras e a coleta de 220 preventivos.



Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um total de 1297 coletas de exames preventivos no mês de outubro.

Segundo o Diretor do Departamento Médico e de Enfermagem, Luiz Henrique do Carmo Martins, a Campanha Outubro Rosa foi um sucesso, tendo-se em vista o aprimoramento e envolvimento dos profissionais da equipe de saúde do município e a participação da população em busca de informações através da educação em saúde e da procura por exames preventivos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »