AtaNews Publicidade 728x90
11/11/2019 às 09h34min - Atualizada em 11/11/2019 às 09h34min

Prefeito de Brejo Alegre faz doação espontânea ao CTO; recurso garantirá medicamentos oncológicos que a Santa Casa comprou mas ainda não tinha o dinheiro para pagar

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
O prefeito de Brejo Adriano Marcelo Bonilha repassou R$ 15 mil para manutenção dos atendimentos prestados pelo Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Araçatuba. A doação é amparada pelo Termo de Fomento que a Prefeitura de Brejo Alegre utiliza para realizar subvenções a hospitais que atendem pacientes com câncer do município. “Desde o primeiro mandato ajudamos o Hospital do Câncer de Barretos. Porém desde abril do ano passado, a Santa Casa de Araçatuba é a referência da Rede Hebe Camargo, para tratar os pacientes oncológicos da região.

Por isso, nada mais justo do que ajudá-la”, afirmou Bonilha.  O chefe de gabinete da Prefeitura de Brejo Alegre  Jairo Edivando Cardoso Novaes participou da assinatura do Termo.

O prefeito reforçou os motivos que o fizeram procurar espontaneamente a direção do hospital para fazer a doação, lembrando que a Santa Casa de Araçatuba não é somente tratamento do câncer.

“Aqui temos socorro de alta complexidade para pacientes que estejam em urgência e emergência, cirurgia de várias especialidades e tratamento renal. Creio que os gestores públicos dos municípios que são atendidos pela Santa Casa de Araçatuba precisam ter o mesmo olhar”.

De acordo com o prefeito, “está difícil para todo mundo. Mas se para nós prefeitos já é difícil manter o atendimento da população nas Unidades Básicas do Município, imagino as dificuldades que a diretoria de um hospital tão grande e com tratamentos tão complexos quanto a Santa Casa de Araçatuba. O hospital realiza em média 67 mil procedimentos/mês dentre as 31 especialidades, a maioria das quais alta complexidade, que mantem.

Bonilha que está no segundo mandato de prefeito de Brejo Alegre é técnico de enfermagem e atuou na rede de saúde pública por quase 15 anos ficou muito emocionado quando foi informado que os R$ 15 mil que estava repassando era a quantia exata de uma compra de medicamentos oncológicos que o hospital havia realizado, mas não tinha o dinheiro para pagar o carregamento que chegará na segunda-feira (11/11). 

“Só tenho a agradecer a oportunidade de poder ser útil a esses pacientes. Dentre eles certamente também há cidadãos de Brejo Alegre. Agradeço aos vereadores de nossa Câmara Municipal que nos apoiaram nesta ação”. Ainda de acordo com o prefeito, “o buraco na calçada e no asfalto às vezes podem esperar. Mas o remédio para uma doença tão grave quanto o de câncer, não.  Se Deus quiser no ano que vem estarei fazendo de novo esse repasse”.

“Essas medicações representam o tratamento dos pacientes que serão atendidos durante a semana. Então prefeito, o senhor está saindo daqui hoje com a certeza de que o seu gesto garantiu o tratamento de todos os pacientes que receberemos na próxima semana”, explicou a tesoureira da Santa Casa de Araçatuba, Maria Ionice Zucon.  Dentre todos os atendimentos que realiza, a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) da Santa Casa de Araçatuba atende em média 1.400 pacientes no CTO, Central de Radioterapia e Unidade de Cirurgias Oncológicas, que totalizam média de 4.500 procedimentos por mês.  O CTO registra média de 100 novos casos por mês.

O prefeito de Brejo Alegre, também destacou a eficiência e humanização que de acordo com os relatos dos pacientes de sua cidade, pontuam os atendimentos oferecidos pela Santa Casa de Araçatuba.  “Por ter formação na área de Saúde, acompanho de perto os tratamentos dos nossos pacientes e só tenho boas informações da Santa Casa de Araçatuba. Nossos pacientes são muito bem tratados e tiro o chapéu para o que vocês fazem aqui”. Mas, ele também teve a oportunidade de confirmar isso.  “A primeira vez que telefonei para o CTO, não me identifiquei como prefeito. Fui muito bem atendido pela Bruna (gestora do CTO) e fiquei emocionado com a forma humana como fui atendido e a rapidez com que o caso que apresentei foi resolvido”, afirmou Bonilha.

Para o provedor da Santa Casa de Araçatuba, a experiência do prefeito de Brejo Alegre em relação aos serviços prestados pela Santa Casa de Araçatuba, “motivam a continuarmos investindo na melhoria da qualidade dos atendimentos”. Sobre a doação, Claudionor Aguiar Teixeira explicou que “representa tudo, todos valores que entram aqui fazem a diferença pois precisamos de tudo para garantir os atendimentos e agradecemos de coração”.

O CTO da Santa Casa de Araçatuba tem conquistado o apoio de prefeitos e instituições da região. Haroldo Pio, de Santópolis do Aguapeí; Vanderlei Antoninho Mendonça, o “Coca”, de Gabriel Monteiro; Flávio Giussanie Nilson, de Braúna; e Nilson Antunes, presidente do Sindicato Rural de Guaraçaí realizaram ações recentes para arrecadar recursos para a estrutura de tratamento do câncer mantida pelo hospital.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »