AtaNews Publicidade 728x90
05/11/2019 às 08h31min - Atualizada em 05/11/2019 às 08h31min

Saem os 14 finalistas do Festival Buteco Legal 2019

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Comissão de Jurados do Festival Buteco Legal 2019 de Araçatuba divulgou a lista dos 14 finalistas que participarão da fase “A Saideira”, a acontecer na Praça João Pessoa, dia 07 de dezembro de 2019, das 10h às 22h.

A Comissão de Jurados, formada por Aleilson M. Sales, Helerson A. Balderramas, Marlene B. Kato e Zenilda Magalhães, foi a responsável pela fase de Visita e Avaliação de todos os estabelecimentos inscritos, no período de 18 de setembro a 25 de outubro deste ano, os quais receberam pontuações nos quesitos melhor prato, melhor tira-gosto, melhor atendimento, melhor higiene do local e bebida com melhor temperatura.

A Saideira será realizada na praça João Pessoa, com barracas de atendimento e estandes de patrocinadores. Haverá sanitários, palco e segurança, à disposição dos participantes do concurso, para atendimento ao público, degustação dos petiscos vitoriosos, realização da premiação dos melhores botecos, com shows musicais e outras atrações.

São os finalistas:

Aroma e Sabor
El Shadai Lanches
Beliscos Bistrô
Brasileirinho Delivery
Cantina Da Xv
Del Toro Restaurante Mexicano
Don Ramon Pub
Espetinho Aviação
Mercearia Santa Madalena
Peixe Frito Petiscaria
Philomena Bar e Restaurante
Restaurante Barracão
Restaurante Bom Apetite
Rick´s Steak Beer

O Festival Buteco Legal é promovido pelas secretarias municipais de Turismo (SMT) e de Cultura (SMC) de Araçatuba e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Araçatuba (SINHORES). O lançamento da 9ª edição do Buteco Legal foi em 14 de agosto, na Mercearia Santa Madalena, vencedora das edições de 2017 e 2018. E as inscrições foram até 13 de setembro.

A organização do Buteco Legal 2019 ainda conta com parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), além de patrocínio e apoio de empresas e instituições ligadas à gastronomia, turismo e setor hoteleiro.

Para participar, o estabelecimento comercial teve que atender às seguintes características: ser localizado em Araçatuba; ter CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica; ser ME – microempresa; ter alvará de funcionamento da prefeitura local; atender às exigências da Vigilância Sanitária, no que diz respeito à higiene dos ambientes e manipulação dos alimentos; participar da Reunião de Ajustamento de Conduta do festival, em 16 de setembro de 2019; e oferecer produtos preparados exclusivamente no local do seu estabelecimento comercial.

É regra que cada boteco inscrevesse uma única receita de cada categoria (Prato ou Tira-Gosto), preenchendo uma ficha de inscrição para cada uma das categorias. Os pratos inscritos devem ser produtos já conhecidos nos estabelecimentos que os inscreveram ou passarem a ser desde então, estando disponíveis no cardápio dos botecos ou nas tabelas de preços afixadas nas paredes dos estabelecimentos.

Ainda Segundo o regulamento, cada estabelecimento deve funcionar de acordo com as regras da Vigilância Sanitária. Em caso de descumprimento destas regras, o estabelecimento pode ser desclassificado e a participação do boteco no Festival não implica em qualquer alteração no funcionamento do estabelecimento, seja nos dias, horários ou modo de operação.

O “9º Festival Buteco Legal 2019” tem por objetivo fundamental a valorização da gastronomia popular, como fato cultural de grande importância, a ser preservado como patrimônio imaterial do município de Araçatuba. É também uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos usualmente servidos nos botecos da cidade de Araçatuba, muitas vezes criados por seus proprietários e desconhecidos do grande público, atraindo não apenas os consumidores habituais, mas principalmente, novos clientes, incrementando o comércio e a renda dos botecos inscritos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »