AtaNews Publicidade 728x90
31/10/2019 às 09h34min - Atualizada em 31/10/2019 às 09h34min

Corpo de praia? Entenda por que a tendência do verão é ser body positive

Com a chegada das temperaturas mais altas, movimento pela valorização da beleza não padronizada ganha mais força

Fernando Nascimento
Foto: Divulgação
A chegada do verão costuma lotar academias de ginástica, salões de beleza e clínicas de estética, além de deixar principalmente mulheres cada vez mais preocupadas em como ter um corpo para usar biquíni.
 
A busca pelo “corpo perfeito”, ditado pela mídia e pela indústria da moda como sendo magro e, porque não dizer, branco, leva um grande número de pessoas, frequentemente mulheres, a questionar a validade e a beleza de seus próprios corpos.
 
Por isso, muitas recorrem às dietas para perda de peso e aos procedimentos estéticos, dos mais simples e acessíveis, como alisamento capilar, até os mais invasivos e custosos, como cirurgias plásticas — e até mesmo a lipoaspiração, uma das intervenções mais buscadas.
 
Longe de visar a saúde e o bem-estar, muitos desses procedimentos terminam por não resolver a insatisfação de quem os procura, uma vez que podem deixar marcas físicas e psicológicas, além de eliminar a variedade e a real beleza de cada corpo em prol da padronização e do embranquecimento de grupos sociais.
 
Para fazer frente à supervalorização do que se chama de beleza padrão, diversos grupos têm se apropriado do termo “body positive” com o intuito de resgatar o valor e o encanto da pluralidade de corpos e estilos.

 

O que é body positive?
 
Em tradução literal, “body positive” significa imagem corporal positiva.
 
Para muitos, especialmente para os menos informados, isso significa “se conformar com o corpo que se tem”. Mas, para quem está passando ou já passou pelo processo, “body positive” significa se preocupar menos com detalhes do corpo que podem desagradar e focar mais nos aspectos positivos que a pluralidade traz.
 
Em outras palavras, ser body positive significa não deixar de usar um biquíni e curtir o verão porque as estrias, celulites e dobras podem aparecer. É um exercício de amor-próprio e de enxergar as belezas da diversidade.
 
 

Body positive não é só sobre mulheres gordas
 
Em uma sociedade que normaliza a preocupação exacerbada de mulheres em relação à beleza e à estética, enquanto embrutece homens no sentido de repreender aqueles que se importam “mais do que o devido” com aparência, não é de se estranhar que o termo body positive seja muito mais utilizado pelo primeiro grupo do que pelo segundo.
 
Porém, de acordo com a jornalista, influenciadora e recentemente modelo da São Paulo Fashion Week (SPFW), Ju Ferraz, o termo não contempla apenas mulheres gordas. Nas palavras da jornalista, “body positive também é sobre homens, sobre mulheres que vestem 44, pessoas com nariz grande, sobre gente e suas marcas, cicatrizes e histórias. Sobre idosos com suas rugas. É descobrir aspectos positivos do seu corpo que por muito tempo foram considerados ‘fora do padrão’”.
 
Para ela, “o padrão, hoje, é ser diferente”.
 
 

Moda body positive

 
É preciso encarar os fatos: mesmo com a popularização do tema, a indústria da moda ainda está longe de pensar assim e incluir tamanhos diversos em suas grades.Mas é possível dizer que as coisas começam a mudar pelo mundo.
 
A semana de moda de Nova York do começo deste ano levou às passarelas mais de 70 modelos gordas desfilando por marcas como Chromat e Mara Hoffman.
 
Em São Paulo, a jornalista, DJ e influenciadora Flávia Durante organiza há 7 anos o Pop Plus Size, a maior feira de moda para pessoas gordas do Brasil.
 
Trazendo diversas marcas independentes, o evento já passou por alguns clubes na cidade, como o extinto Neu Club, e teve, inclusive, uma edição realizada em Guaianases, bairro do extremo da Zona Leste, com peças de até R$ 30. Com o rápido crescimento, o evento passou a acontecer no Clube Homs, no centro da cidade.
 
A próxima edição, marcada para o dia 7 de dezembro deste ano, promete opções de moda praia para pessoas gordas que não querem abrir mão do estilo.

 

Verão positivo

 
Dieta do verão é uma ideia ultrapassada. Para um grupo cada vez maior de pessoas, seguindo a tendência da aceitação e do amor-próprio, para ter “corpo de praia”, basta ter um corpo e ir à praia.
 
Mesmo assim, algumas dicas são bem-vindas para aproveitar o verão com conforto, estilo e bem-estar.
 
Não deixe de beber água. Mesmo que praia combine com cerveja e caipirinha, o álcool em excesso não combina com diversão saudável. Além disso, o sol forte pode causar desidratação.
 
Use roupas leves e confortáveis. Biquínis, maiôs, sungas e calções de banho continuam sendo ótimas opções. Chapéus, óculos escuros, camisas e saídas de banho além de úteis, dão o toque de personalidade ao look.
 
O cuidado com a alimentação não pode ser ignorado. Ainda que os petiscos vendidos na praia sejam irresistíveis, muitas vezes são fritos e gordurosos, o que não vai bem com temperaturas muito altas.
 
Como o calor também favorece a proliferação de fungos, é preciso muita atenção com o que se come para que a ida à praia não termine com uma visita ao pronto-socorro. Lave bem folhas e frutas, e tenha bastante atenção com alimentos “frescos”, como ostras e peixes.
 
Protetor solar e cremes hidratantes são muito importantes pra todo mundo. Ainda que queimaduras causadas pelo Sol sejam mais comuns em pessoas com a pele clara, pessoas negras também precisam tomar cuidados para não transformar o bronzeado em desconforto ou mesmo ferimentos.
 
Cremes e protetor solar capilares são igualmente importantes para manter a hidratação dos fios e protegê-los dos efeitos nocivos do Sol e da água salgada.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »