AtaNews Publicidade 728x90
24/10/2019 às 10h37min - Atualizada em 24/10/2019 às 10h37min

Melhores maneiras de planejar a viagem de fim de ano

Vai viajar? Confira dicas para escapar de roubadas com orçamento, bagagem, datas e outras situações

Henrique Nascimento
Foto: Divulgação
Viajar é mais do que conhecer um novo lugar. É também um investimento em cultura, lazer e bem-estar físico e mental. Afinal, quando trocamos de ambiente, temos a chance de relaxar, aprender e criar novas memórias. Mas, para uma viagem de sucesso é preciso ter muito planejamento e organização — em especial para quem viaja na alta temporada.
 
Muitas famílias, para fugir da correria de fim de ano, preferem passar o Natal viajando. De carro, ônibus ou avião, é preciso redobrar a atenção com malas, horários e detalhes de viagem para evitar dores de cabeça em estradas, rodoviárias e aeroportos tão cheios.
 

A compra das passagens

O período de fim de ano coincide com a alta temporada, época em que as escolas estão de férias e o verão chega com tudo, elevando as temperaturas. O período entre festas (Natal e Ano Novo) também costuma ser emendado por muitas empresas e, por isso, mais gente tem a disponibilidade de viajar.
 
Com tanta gente de folga, a tendência é que haja maior procura pelas viagens e, consequentemente, aumento dos preços de passagem, hospedagem e até pedágio.
 
Para não comprometer o orçamento já na “largada” do descanso, o segredo é planejar a viagem com antecedência e não deixar nada para a última hora. Se o destino demanda passagem aérea, comece a pesquisar preços, horários e companhias até três meses antes da data de embarque. Também consulte a possibilidade de viajar em dias e horários menos procurados, como o período vespertino de algum dia útil.
 
Antecipe a hospedagem para não correr o risco de não conseguir estadia no destino escolhido e, se possível, também antecipe seu roteiro por lá: agende — e pague — passeios, aluguel de carro, reservas em restaurantes e assim por diante.
 

Antes de pegar estrada

Para aqueles que vão viajar de carro, o maior cuidado está na manutenção do veículo. Fazer a revisão preventiva pode fazer a diferença entre chegar no destino ou ficar pelo caminho. Sem contar que esse é um comportamento de segurança, pois no serviço, as oficinas fazem o check-up completo do automóvel e verificam — ou até substituem — peças essenciais para a prevenção de acidentes, como os freios, faróis, alinhamento dos pneus, entre outros.
 
As estradas tendem a ficar bem mais cheias no período. Para evitar estresse, é bom sair cedo de casa e preparar um “kit” trânsito com alguns quitutes que possam ser comidos dentro do carro, água, papel higiênico e até uma boa playlist para não deixar o clima ficar ruim e estragar a viagem.
 
Separe o dinheiro do pedágio com antecedência e leve trocados. Assim, é possível poupar alguns minutinhos preciosos.
 
Também é fundamental, antes de sair de casa, colocar água para os para-brisas e calibrar os pneus, incluindo o estepe.
 

As bagagens no aeroporto

Tem gente que viaja levando praticamente o guarda-roupa inteiro para o destino. Enquanto outros são mais econômicos e se viram com poucas peças. Seja como for, é preciso ficar sempre de olho na bagagem durante a alta temporada!
 
As companhias aéreas podem cobrar taxas no despacho de malas, e é bom se informar com antecedência sobre valores, pesos, formas de pagamento e de compra do serviço. Geralmente, quem adquire o despacho com até duas semanas de antecedência ao embarque tende a pagar um valor menor do que aqueles que providenciam o serviço no aeroporto momentos antes da viagem.
 
Além das normas da bagagem despachada, há regras para a bagagem de mão, então é preciso se informar com a companhia aérea sobre o tamanho e o peso limite do que pode ser levado dentro da cabina.
 

As crianças

Viajar com a turminha pode ser desafiador e demanda o dobro de atenção. Fazer um check list do que levar na mala é importante para que nada falte — ou sobre!
 
Para evitar contratempos, caso a criança se perca durante um passeio, é importante fazer uma cópia autenticada do documento dela para levar consigo, e também deixar o pequeno identificado, seja com uma pulseirinha com o número de telefone dos pais, seja com uma etiqueta afixada na roupa com os contatos dos responsáveis.
 
Por último, e não menos importante, é essencial viajar com a carteirinha do convênio ou do seguro saúde para o caso de emergências.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »