AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2018 às 15h12min - Atualizada em 05/03/2018 às 15h12min

Crianças de 4 até 6 anos devem ser imunizadas com segunda dose de vacina contra catapora

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A vacina contra varicela (catapora) conta agora com a segunda dose para crianças de 4 até 6 anos, 11 meses e 29 dias. A medida faz parte do calendário nacional de imunização para 2018. Conforme a Secretaria de Saúde, as doses para atender o público-alvo já estão disponíveis gratuitamente nas dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.
 

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Gonçalves, explicou que a segunda dose da vacinação tem como objetivo corrigir possíveis falhas da primeira dose e aumentar a proteção do grupo alvo, prevenindo a ocorrência de surtos da doença, especialmente em creches e escolas. A primeira dose da vacina contra varicela é aplicada aos 15 meses de idade.
 

“A inclusão da segunda dose no calendário segue orientações do PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis levem as crianças até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, munidos da carteira de vacinação, para que sejam protegidas contra a catapora”, orientou Mauricéia.
 

A varicela é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, que se apresenta como lesões avermelhadas na pele, acompanhada de coceira, febre moderada, perda de apetite, cansaço e dor de cabeça. Ela é uma enfermidade de fácil contágio pelas secreções respiratórias. A imunidade é permanente após o primeiro contágio.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »