AtaNews Publicidade 728x90
22/10/2019 às 09h27min - Atualizada em 22/10/2019 às 09h27min

Conheça os tratamentos de apneia do sono

Maria Gabriela Ortiz
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Uma noite de sono ruim reverbera ao longo do dia e pode ter relação com uma condição denominada Distúrbio do Sono. Tal patologia acarreta quadros de ronco e de apneia, sendo que os tratamentos de apneia do sono são os que demandam maior atenção por parte dos pacientes.
Isso porque, os tratamentos de apneia do sono, demandam análise criteriosa da condição por meio de exames como a polissonografia, para determinação do grau da doença.
Saiba a seguir o que é a apneia e os tratamentos mais eficazes para tratar a condição.

O que é apneia do sono?

A apneia do sono é caracteriza pela interrupção da respiração por alguns segundos durante o sono. Isso pode ocorrer repetidas vezes e faz com que o paciente tenha uma má qualidade do sono.
Ao não dormir e ter um sono reparador, esse paciente passa a apresentar sintomas como: cansaço excessivo, sonolência incontrolável ao longo do dia, falta de concentração, irritabilidade e apatia.
Isso sem deixar de  mencionar que esses episódios podem vir a ocorrer junto do ronco, resultando assim em problemas pessoais, em especial relacionadas ao cônjuge. Por isso consultar-se com um otorrino especializado em Medicina do Sono é importante, pois, só assim esse paciente terá acesso aos tratamentos para apneia do sono disponíveis na atualidade.

Tratamentos para apneia do sono

Hoje, a medicina oferta uma boa variedade de tratamentos para apneia do sono.
Quando o diagnóstico é de apneia leve, mudanças de hábitos colaboram na melhoria do quadro. Ou seja, evitar sobrepeso, excesso de alimentos antes de dormir, diminuir o consumo de bebidas estimulantes ou alcoólicas e minimizar o uso de medicamentos sedativos, já ajuda na melhoria do quadro.
Já um dos tratamentos de apneia do sono em nível moderado  é o uso de aparelhos intraorais. Eles ajudam a deixar a posição da arcada dentária e da língua em uma posição que não ocorra a obstrução da passagem de ar, minimizando as paradas respiratórios de forma significativa.
Quando a doença atinge um nível alto, um dos tratamentos para apneia do sono pode vir a ser a intervenção cirúrgica. Para tanto, além do diagnóstico preciso do Distúrbio do sono, o paciente precisará investigar se o quadro é resultado de alguma deformidade do sistema respiratório composto pelo nariz e garganta.
O uso do CPAP — sigla em inglês para pressão positiva contínua nas vias aéreas — é tido como o tratamento da apneia do sono ouro. Entretanto, ele é condicionado ao uso de uma máquina que colabora no processo de respiração, evitando assim que a apneia ocorra.
Qual o prejuízo de um tratamento ineficaz
É importante evidenciar que a apneia do sono evolua para doenças mais graves quando os tratamentos da apneia do sono não são mais eficazes.
As repetidas pequenas paradas na respiração podem resultar em: aumento na incidência de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), arritmia cardíaca e até em hipertensão arterial.
Devido à complexidade dos casos mencionados, é importante que o paciente sempre procure por ajuda especializada, pois, além de ter acesso aos tratamentos de apneia do sono de ponta, tem a sua qualidade de vida restaurada de forma rápida!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »