AtaNews Publicidade 728x90
21/10/2019 às 16h43min - Atualizada em 21/10/2019 às 16h43min

Os 10 olfatos mais apurados do reino animal

O primeiro da lista é o elefante, com sentido pelo menos cinco vezes mais sensível que o dos humanos

Henrique Nascimento
Foto: Divulgação
Famosos por serem bons farejadores não é incomum que cachorros auxiliem em investigações, e tem até cão-policial no noticiário sendo reconhecido pelo seu trabalho. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, eles não têm o olfato mais aguçado entre os animais.
 
O que faz um excepcional farejador é a quantidade de genes receptores olfativos que o animal tem e, nesse sentido, os humanos não têm lá muito destaque. Temos menos de 400 desses receptores, enquanto o animal com o olfato mais aguçado tem cerca de 2.000.
 
A última grande pesquisa sobre o assunto foi feita por estudiosos japoneses e publicada na revista científica Genome Research. Segundo esses pesquisadores, o elefante africano está no primeiro lugar da lista dos narizes especializados. A seguir, o “top 10” dos olfatos mais apurados no reino animal.
 

Elefante africano
 

De acordo com estudo realizado pelos japoneses, essa espécie tem cerca de 2 mil genes ligados aos receptores olfativos, o que faz com que esses elefantes sejam os melhores para diferenciar odores.
 
A explicação dos cientistas para que eles tenham desenvolvido tantos genes olfativos está no fato de serem tão grandes. Para dar conta desse tamanho todo, a trompa precisou evoluir, aprimorando, também, esses genes.
 

Rato
 

Muita gente tem pavor deles, mas os ratos têm mais de 1.200 receptores olfativos, habilidade que faz com que eles consigam farejar os alimentos à distância. Os gatos, que são seus caçadores, ficam muito atrás nesse sentido.
 

Gambá
 

Logo atrás dos ratos, no número de genes ligados ao sentido que faz sentir cheiros, os gambás ficam em terceiro lugar na lista dos japoneses. Essa é a explicação para que eles sejam vistos com tanta frequência farejando jardins — eles são muito sensíveis a qualquer cheiro.
 
Os cientistas só não disseram como é que, com o olfato tão apurado, eles conseguem aguentar o cheiro da secreção das próprias glândulas — sua arma de defesa.
 

Vaca

Com o focinho muito apurado, as vacas conseguem sentir cheiros a quase 10 km de distância. A audição delas também é bem mais apurada que a nossa.
 

Tartaruga chinesa
 

Essa espécie de tartaruga também tem mais de 1.000 genes olfativos e possui o hábito de procurar alimentos — como peixes, sementes, moluscos e insetos — em água salobra durante a noite. Apesar do nome, ela pode ser encontrada em outros lugares além da China, como o Havaí, onde a espécie costuma viver em pântanos.
 

Camundongo
 

Eles têm uma dieta muito variada e, por isso, precisam ter o olfato bem apurado para identificar alimentos. Por conta dessa característica, e por ter um sistema olfativo similar ao nosso, os camundongos costumam ser utilizados por pesquisadores que estudam questões relativas a como os humanos sentem cheiros.
 
Uma dessas pesquisas, feita na Universidade de Campinas (Unicamp), mostra, por exemplo, que o olfato é um sentido que varia ao longo da vida.
 

Cavalo
 

Pouco atrás das vacas, os cavalos também entram na lista, em sétimo lugar. É pelo olfato que eles se relacionam entre si e geralmente fazem um ritual no qual se cheiram na primeira vez que se veem. Os estudiosos dizem que um cavalo nunca mais esquece o cheiro do outro, e que a espécie também sabe diferenciar pessoas pelo cheiro.
 
Esse animal também seleciona a comida pelo cheiro e consegue sentir odores desagradáveis, mesmo no meio de outros alimentos. Por isso a fama entre os criadores desses animais é a de que eles são muito exigentes.
 

Sapo-com-garras-ocidental
 

Essa espécie específica de sapo, que vive em rios, piscinas e lagoas temporárias no oeste africano, ocupa o oitavo lugar na lista, com 824 receptores olfativos. Essa espécie tem sido amplamente estudada pela genética, mas os estudiosos ainda não sabem afirmar se os outros sapos também têm o olfato tão aguçado.
 

Cachorro
 

O mais famoso entre os especialistas do nariz, os cachorros têm 811 genes especializados em sentir cheiros. Eles conseguem sentir cheiros à distância e discernir entre um odor e outro. É por isso são tão bons em investigações criminais.
 
Com muito mais receptores olfativos que os humanos, eles conseguem farejar material ilegal e identificar criminosos muito melhor nós. Algumas espécies, como o Blood Hound, Pastor Alemão e Rottweiler se destacam nesse sentido.
 

Porquinho-da-índia
 

Com 796 genes específicos para sentir cheiros, os porquinhos-da-índia ficam na décima posição entre os farejadores do reino animal. Eles utilizam esse talento para procurar alimentos, claro, mas também para reconhecer outros animais de sua espécie e até os humanos. Também percebem e marcam território com base nesse sentido.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »