AtaNews Publicidade 728x90
17/10/2019 às 08h17min - Atualizada em 17/10/2019 às 08h17min

Museu Digital de Araçatuba lançado no início do mês já está disponibilizado no site da prefeitura

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
No dia 5 de outubro foi lançado o projeto “Museu Digital de Araçatuba”, criado pela historiadora e doutora em ciência política Angela Inês Liberatti. O lançamento ocorreu na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, para um público com cerca de 30 pessoas.

No local além da explanação de como funciona o Portal, também foram expostos 15 itens do acervo digital que tinha desde correspondências da NOB (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), da Revolução de 1932, projetos da Câmara e dezenas de outros documentos da sociedade e governo de Araçatuba.

Durante a apresentação a historiadora explicou o motivo de criar um Portal. “Vejo que a tecnologia contribui muito para pesquisa, por isso, pensei em criar um museu digital, que permite qualquer pessoa, de qualquer lugar, conhecer a história de Araçatuba. Foi então que soube do PROAC, fiz o projeto e foi aceito. Hoje é uma realidade, temos o primeiro Museu Digital de Araçatuba”.

O Portal será atualizado duas vezes por semana, e já tem acervos importantes, entre os documentos expostos tem uma carta do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que assumiu a presidência da república brasileira em 1955. O documento mais antigo, que é de 1914, que mostra a preocupação e engajamento da sociedade araçatubense para com a cidade. Um abaixo assinado dos moradores solicitando a construção de uma estrada entre Araçatuba e Birigui enviada para a Câmara Municipal de Penápolis que era a sede de nossa, ainda, vila de Araçatuba.

Para acessar o Museu Digital de Araçatuba basta acessar qualquer um dos Portais: www.museudigitaldearacatuba.com.br ou www.aracatuba.sp.gov.br

No site da prefeitura, na página inicial, há um banner na parte superior e um ícone logo abaixo de “Todas as notícias” que, ao clicar, dá o site do museu digital como destino.

PROJETO

O Projeto foi selecionado pelo edital nº 01/2019 do ProAc (Programa de Ação Cultural) Municípios, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, na categoria “Preservação de Acervos Museológicos”. O Projeto também contou com a ajuda dos estagiários Kaique Brandão e Leonardo Melin, que ajudaram com todo o processo de digitalização.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »