AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2018 às 10h49min - Atualizada em 05/03/2018 às 10h49min

DOAÇÃO APÓS TRAGÉDIA: Jovem de 27 anos morta após ser atropelada em Penápolis tem 5 órgãos captados para transplante

Política e Mais
Foto: Divulgação

A Santa Casa de Araçatuba realiza neste sábado (03), a primeira captação de órgãos de 2018. A doadora é Alzira Vieira da Silva, de 27 anos, que na noite de quarta-feira (28), foi atropelada enquanto transitava de bicicleta pela rodovia Sergento Arnaldo Covolan, em Penápolis.

Uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto veio até Araçatuba para fazer a captação de órgãos. Serão captados para doação o fígado, os dois rins e as duas córneas, que serão retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonon, integrante da CIHT (Comissão Intra-hospitalar de Transpnates).

O fígado será levado para o Hospital da Unicamp, de Campinas para ser transplantado em um paciente cujo nome não foi informado. Os demais órgãos serão transplantados no Hospital de Base de Rio Preto em pacientes compatíveis da lista de transplantes de órgãos.

Alzira, doadora dos órgãos com aval de familiares após a notificação da morte cerebral pela Santa Casa, foi atropelada quando transitava pelo acostamento da rodovia em Penápolis. Ela foi atingida por um veículo conduzido por um representante comercial de 39 anos, que não teria parado para prestar socorro, conforme testemunha, e se apresentado horas depois em uma delegacia de Andradina.

PROCEDIMENTOS DA CAPTAÇÃO

Conforme nota distribuída pela Santa Casa de Araçatuba, após todos os exames constantes no protocolo de atividade encefálica, a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes constatou nesta sexta-feira (02), às 17h01, a morte cerebral da paciente.

Alzira havia sido removida para a Unidade de Urgência Emergência da Santa Casa de com traumatismo encefálico e edemas bilaterais no cérebro. Apesar dos esforços, o quadro clinico permaneceu gravíssimo e instável. Na quinta-feira à tarde o protocolo para averiguação de morte cerebral foi iniciado. Os familiares foram informados e diante da constatação da morte encefálica, decidiram doar os órgãos.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »