AtaNews Publicidade 728x90
09/10/2019 às 16h42min - Atualizada em 09/10/2019 às 16h42min

Araçatuba ganha museu digital

Micheli Amorim
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
"A história é um campo aberto para a produção humana. Um acervo histórico guarda essa memória e a tecnologia do presente usada a favor do passado preserva a memória, facilita a pesquisa e populariza o conhecimento. O Museu Digital Documental de Araçatuba é o resultado dessa feliz união entre o passado e o presente e, como todo acervo histórico, está aberto para registrar acontecimentos da história da cidade de Araçatuba e de seu povo. A parceria entre os governos do Estado de São Paulo e de Araçatuba possibilitou o trabalho para a reunião desse acervo."

É com essa mensagem que o portal www.museudigitalaracatuba.com.br recebe seus visitantes. O projeto, que foi lançado no último sábado, dia 5, na Biblioteca Municipal de Araçatuba, foi desenvolvido pela historiadora e cientista política Angela Liberatti e representa um avanço para acessar a história da cidade, de qualquer parte do mundo.

De fácil navegação, terá postagens duas vezes por semana e está aberto para receber documentos históricos dos cidadãos araçatubense. No espaço digital, é possível encontrar documentos como
"Acredito que Araçatuba ficará mais conhecida, vamos nos projetando, conforme colocamos os documentos. Inicialmente, foram postados só documentos de papel, mas há campos para serem preenchidos com imagens de jornais e fotos. Inclusive, começaremos a fotografar os patrimônios históricos, para que o museu digital seja uma espécie de museu arquivo e as pessoas possam conhecer a cidade por esse canal", explica Angela.

O projeto foi um dos selecionados no edital nº 01/2019 "Apoio a Projetos de Formação, Preservação e Fomento Cultural – Proac Municípios", pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, na categoria "Preservação de Acervos Museológicos". O Proac é um programa de investimento direto do Estado de São Paulo, em projetos culturais, através de concursos regulamentados na forma de editais.

"Combinar a internet e a história é maravilhoso, além de parabenizar a Ângela por essa sede de disponibilizar o conhecimento para as pessoas, gostaria de dizer que precisamos divulgar, a gente se propõe a colaborar em que puder, Araçatuba ganhou um presente", disse Edna Flor, vice-prefeita de Araçatuba que participou da apresentação da plataforma.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »