AtaNews Publicidade 728x90
09/10/2019 às 08h54min - Atualizada em 09/10/2019 às 08h54min

Grupo Zumb.boys inicia Projeto Rastro com temporada de Mané Boneco

Grupo Zumb.boys faz apresentações gratuitas no Sarau Adebanke, evento Break Ibira, no Slam Fluxo e no Quebrada Viva Battle. Montagem Mané Boneco convida o público para um momento de encontro com a beleza e a simplicidade do brincar.

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: catarina Machado
Grupo Zumb.boys se apresenta na Zona Leste, em Perus e no Parque Ibirapuera
 
De 09 a 26 de Outubro de 2019, o Grupo Zumb.boys - grupo que tem como base de sua pesquisa as danças urbanas - realiza uma temporada especial de seu mais recente trabalho "Mané Boneco", com apresentações gratuitas em diferentes pontos da cidade de São Paulo. 
 
Mais recente trabalho de intervenção artística do Grupo Zumb.boys, Mané Boneco é um projeto que dialoga com a beleza e a simplicidade do brincar, tendo como inspiração o boneco brasileiro "Mané gostoso", que fez e faz parte da infância de muitas pessoas. Um boneco feito de madeira, com pernas e braços articulados, que são movimentados por cordões, tracionados por duas madeiras que os sustentam. Facilmente encontrado em feiras nordestinas.
 
Uma das principais propostas de Mané Boneco é que seja gostoso de assistir, da mesma maneira que nos divertimos ao brincar, livres de julgamentos externos, abertos a viver o encontro. E para que este espaço de encontro do público com o grupo se estabeleça, foram criados alguns códigos simples e de fácil reconhecimento, para que as pessoas se sintam à vontade em fazer parte do que está sendo apresentado.
 
Com este trabalho o grupo criou o termo "Uma dança que faz convites". A platéia é convidada a um momento de brincadeiras e histórias construídas corporalmente. 
 
No dia 09 de Outubro, às 19h30, o grupo apresenta Mané Boneco no Sarau Adebanke, evento que acontece no Espaço Cultural Adebanke, que fica ao lado do Metrô Artur Alvim, Zona Leste de São Paulo.  E no dia 13 de Outubro, às 12h00, o grupo participa do evento Break Ibira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, localizado dentro do Parque Ibirapuera.
 
Já no dia 19 de Outubro, às 19h30, o Zumb.boys vai para a Ocupação Cultural Mateus Santos, em Ermelino Matarazzo, Zona Leste, para participar do Slam Fluxo.
 
Encerrando este ciclo de apresentações, no dia 26 de Outubro, às 14h00, o grupo participa do evento Sanrafa na Casa de Cultura São Rafael, na Zona Leste. E no mesmo dia, às 17h30, o grupo participa do evento Quebrada Viva Battle, que acontece na Casa do Hip-Hop Perus, na Zona Norte de São Paulo.
 
O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança contemporânea, participando do processo criativo de importantes companhias. Nessa jornada o grupo produziu cinco espetáculos: B.E.C.O. (B.boys em Construção Original), Dança por Correio, Ladrão, O que se Rouba e Mané Boneco. E acumulou uma longa trajetória de pesquisa e produção em dança, tendo criado sua própria identidade utilizando a dança breaking como base de pesquisa.
 
O Grupo Zumb.boys compreende a dança como uma possibilidade de encontros com outros centros de percepção, estabelecendo uma forma distinta de passear por contextos, valorizando o sensível e permitindo um fazer artístico que construa e reinvente as maneiras de viver e olhar para o lugar no qual podemos ser colaboradores e transformadores.
 
Em 2016, ano de estreia do Mané Boneco o grupo recebeu importantes premiações como: Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz, com o O que se Rouba. Dança por Correio foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes.  
 
Em 2017, foi novamente indicado ao Prêmio APCA na categoria Melhor Espetáculo, com O que se Rouba e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, pelo projeto Mané Boneco.
 
Contemplado com o projeto Rastro na 26ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o grupo dá continuidade à sua pesquisa, explorando novas possibilidades de criação e produção em dança. 
 
Conheça o trabalho deste grupo que segue buscando caminhos para visibilidade/protagonismo periférico e das culturas marginais. Mais informações em:  www.facebook.com/grupozumbboys  e www.instagram.com/zumb.boys
 
Ficha  técnica 
Direção: Márcio Greyk de Lima Ferreira |Dançarinos: Danilo Rodrigo Ferreira Nonato, David Castro Serra, Ednelson da Silva Guedes, Eriki Hideki, Igor Wilson de Souza, Márcio Greyk de Lima Ferreira |Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini |Produção: Júnior Cecon | Assistente de Produção: Márcia Ferreira
 
Mané Boneco
Inspirado no boneco brasileiro "Mané gostoso", feito de madeira com pernas e braços articulados, movimentados por cordões, ao ser tracionados por duas madeiras que os sustentam. Uma intervenção que se estabelece através de um corpo virtuoso, brincalhão e articulado, que a todo momento deseja dialogar com as pessoas valorizando cada instante vivido, compartilhando momentos, brincadeiras e histórias construídas corporalmente.  
 
Temporada Mané Boneco: Entrada Grátis - Classificação Livre - Duração – 40 minutos 
Mané Boneco no Sarau Adebanke 
Quando: dia 09 de Outubro de 2019 - Horário: 19h30
Onde: Espaço Cultural Adebanke - Endereço: Rua Durandé, 175 – Artur Alvim - Ao lado do Metrô Artur Alvim - São Paulo – SP
 
Mané Boneco no Break Ibira
Quando: dia 13 de Outubro de 2019 - Horário: 12h00
Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo - Endereço: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-000
 
Mané Boneco no Slam Fluxo
Quando: dia 19 de Outubro de 2019 - Horário: 19h30
Onde: Ocupação Cultural Mateus Santos - Endereço: Av. Paranaguá, 1633 - Jardim Belém - Ermelino Matarazzo - São Paulo - SP, 03809-170
 
Mané Boneco no Sanrafa
Quando: dia 26 de Outubro de 2019 - Horário: 14h00
Onde: Casa de Cultura São Rafael - Endereço: R. Quaresma Delgado, 364 - Jardim Vera Cruz (Zona Leste), São Paulo - SP, 08310-490
 
Mané Boneco no Quebrada Viva Battle
Quando: dia 26 de Outubro de 2019 - Horário:  17h30
Onde: Casa do Hip-Hop Perus - Endereço: R. Júlio Maciel - Perus, Zona Norte - São Paulo - SP, 05208-090

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »