AtaNews Publicidade 728x90
09/10/2019 às 08h26min - Atualizada em 09/10/2019 às 08h26min

Prevenção é tema da campanha Outubro Rosa

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realiza no mês de outubro a campanha Outubro Rosa. A ação é promovida como forma de alerta e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Neste mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araçatuba vão realizar atividades educativas e de orientações sobre cuidados com a saúde da mulher. As atividades buscam conscientizar sobre a importância de detectar doenças precocemente, sendo esse um dos métodos mais eficientes para o diagnóstico do câncer de colo do útero e de mama.

Qualquer irregularidade detectada no exame preventivo é importante. É capaz de poupar mulheres de passar por todo o desgaste físico e emocional da luta contra o câncer, proporcionando maiores chances de um tratamento de sucesso. Quando diagnosticados com antecedência, 95% dos casos apresentam possibilidade de cura.

CUIDADOS ESPECIAIS

Um trabalho com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) tem a proposta de incentivar a mulher a se programar para que no mês de seu aniversário procure a UBS de referência para um momento especial de cuidados, como realizar coleta de preventivo, exame de apalpação da mama, bem como atualizar as vacinas.

As mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame preventivo periodicamente, daí surge a ideia de incentivar a mulher a procurar os serviços de saúde para atualizar seus exames.

As 19 Unidades Básicas de Saúde têm profissionais capacitados para a realizar a coleta de preventivo. Os agendamentos são feitos todos os dias de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As UBS têm escalas especiais com funcionamento até às 20h em dias da semana e alternados, serviço exclusivo para atendimento imediato.

Os exames de mamografia estão com espera de 30 dias para rastreamento (feita em mulheres de 50 a 69 anos quando não há sinais nem sintomas) e livre demanda para diagnóstico.

INSULINA

A SMSA relembra que todas as UBS do município dispõem da distribuição de insulina, facilitando a vida do paciente e economia com transporte.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »