AtaNews Publicidade 728x90
08/10/2019 às 15h15min - Atualizada em 08/10/2019 às 15h15min

6º Festival Literário de Birigui acontece de 16 a 20 de outubro com 50 atividades gratuitas

Assessoria de Imprensa
O 6º Flibi (Festival Literário de Birigui) acontecerá entre os dias 16 e 20 de outubro com uma programação diversificada e totalmente gratuita para a população.

Durante os cinco dias do festival serão realizadas 50 atividades, com destaque para as participações dos autores Monja Coen, Manuel Filho, Jô Freitas, Michel Yakini, Rodrigo Bragança, além de shows com Marcelo Jeneci e a banda Tropicadeia.

O festival é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), com parceria cultural do Sesc Birigui.

A edição 2019 abordará a temática “O Ato da Palavra”, tendo como objetivo promover e democratizar o acesso à cultura, à educação, à leitura e à participação social.

“Receberemos consolidadas produções literárias e novas produções artísticas em diálogo com o público”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão. “A população de Birigui e região pode se preparar para uma rica experiência colaborativa com o Flibi. Teremos autores e artistas em diálogos abertos, além de atividades de compartilhamento e criação”, completou.

PROGRAMAÇÃO

Conforme o secretário da Secultur, Paulo Bernardes, a programação se divide em dois segmentos: Programa Principal, com propostas de caráter mais reflexivo, como mesas literárias, encontro com autores e apresentações de diversas linguagens artísticas; e o Programa #EducativoFLIBI, com oficinas práticas e laboratórios de experimentações com foco na autonomia e liberdade criativa dos sujeitos.

“O FLIBI propõe uma abordagem mais pessoal, instigando discussões sobre as significativas mudanças da sociedade contemporânea e a inserção de todos os atores sociais, por meio do ato que instaure o sujeito da palavra, ou seja, o sujeito que encontra um lugar para reinventar-se e contribuir com a criação do mundo a sua volta”, afirmou Bernardes, ao citar que o evento celebrará a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

São destaques ainda do Flibi sessões de contações de histórias com os grupos Três Marias e Um João, Lugar de Ser Qualquer e as contadoras Lela Cavalari, e Lu Mota; shows literomusicais com os projetos In Ventos Poéticos e FotoLíteroMusical – Óptica Sonora; espetáculo de dança com a Cia. Urbana; e teatro infantil com a Cia. Viradalata.

A programação completa pode ser conferida no site www.flibi.com.br.

Integrando a agenda, haverá a premiação do III Concurso Flibi de Poesia realizado com alunos das Escolas Municipais e Estaduais, e ainda a doação de mil livros. As atrações acontecerão em diversos horários e locais da cidade, tendo como palcos principais a Biblioteca Municipal, CEU das Artes, Praça Dr. Gama, Sesc e Teatro do Sesi e Birigui Pérola Clube.

O Flibi conta com o patrocínio do Bandeirante Supermercados, além do copatrocínio do Guaraná Paulistinha e Sameka Modas. O projeto tem o apoio da Apaa; Poiesis; Oficinas Culturais; Museu da Imagem e do Som e Pontos MIS; Sesi, Instituto de Psicologia de Birigui, Ibis Styles; Metalpama e Sperta Moto. Tem ainda parceria com a Editora Melhoramentos; Editora Pindorama e Estante Criatividade e Ciência.





FLIBI EM NÚMEROS

O Festival Literário de Birigui foi criado em 2014 para criar, despertar e fomentar o interesse literocultural da população da cidade e região. Ao longo das cinco últimas edições, o Flibi registrou a presença de 500 escritores e artistas em 250 atividades realizadas; e a participação de 40 mil pessoas. Houve ainda a doação de oito mil livros.

Já passaram pelo festival renomados escritores, como Ignácio de Loyola Brandão, Fernanda Young, Ricardo Ramos Filho, Karina Buhr, Eda Nagayama, Jout Jout, Caco Pontes, Ademir Assunção e Rodrigo Ciríaco.

O Flibi já recebeu também grandes atrações musicais, como A Banda Mais Bonita da Cidade, Luciana Mello e Jair Rodrigues, Anna Markun, grupo João de Barro, Alzira E e poeta ArrudA, entre outros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »