AtaNews Publicidade 728x90
03/10/2019 às 15h25min - Atualizada em 03/10/2019 às 15h25min

Golpe do 'Saque do FGTS' faz mais de 100 mil vítimas na Google Play Store

TecMundo
Novamente, o saque do FGTS se tornou uma oportunidade para hackers. O golpe da vez tentava pegar suas vítimas na própria Google Play Store com um aplicativo de saque falso.

O adware disfarçava-se com o nome “Saque FGTS - Nova Regra”. Ao baixar o app, inúmeros anúncios inconvenientes começam a aparecer no dispositivo. Mesmo contando com diversos indícios de ser falso, o aplicativo já conta com mais de 100 mil downloads, o que é uma estimativa alarmante para a segurança dos trabalhadores.

A Kaspersky, responsável pela descoberta, já notificou a Google sobre a existência do golpe. A empresa afirma que o número de bloqueio de ataques duplicou entre os brasileiros desde o anúncio do saque de R$ 500.

Outro caso que atingiu boa parte dos brasileiros foi a proliferação de um link malicioso por Whatsapp. Neste caso, os link exigia a resposta de uma breve pesquisa com perguntas sobre o benefício do usuário e solicitava o envio para mais dez amigos. Assim, outros golpes eram encaminhados para quem respondeu à pesquisa e resultavam até em cobranças indevidas em serviços por SMS.



Recomendações
É importante se atentar aos detalhes presentes numa página de aplicativo. No caso do “Saque FGTS - Nova Regra” rapidamente constatamos que o desenvolvedor do app não é do Governo Federal. Além disso, as capturas de tela demonstradas mostram um app bastante rudimentar, repetindo imagens — e distorcendo-as. A má avaliação do aplicativo e o texto breve no campo de descrição também são indícios.

Outra alternativa é manter um app de antivírus sempre instalado no celular. O antivírus Kaspersky, por exemplo, conseguiu identificar a ameaça do app falso do FGTS e assim excluí-lo para evitar mais riscos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »