AtaNews Publicidade 728x90
03/10/2019 às 11h26min - Atualizada em 03/10/2019 às 11h26min

Valor do condomínio no aluguel: a localização não interfere

Fatores como folha de pagamento e gastos de consumo que contribuem para o valor

Morar em empreendimentos localizados em bairros mais nobres e centrais das cidades, com uma super infraestrutura e comodidade, não é sinal de pagar mais pelo condomínio. Muitas pessoas associam a localização a um alto valor da cota condominial mas, existem outros fatores que são realmente decisivos para estipular o preço pago em um condomínio. 

Vamos explicar quais são estes fatores no post de hoje! Confira. 

O que é a taxa de condomínio?

Ao se mudar para um prédio, além dos gastos com energia elétrica, água e internet, por exemplo, existe o valor do condomínio que também é pago mensalmente. A taxa serve para custear a manutenção de áreas comuns do empreendimento, como salão de festas e garagem, e também é utilizada para pagar o salário da equipe que trabalha no local: porteiros, zelador, guarda e responsáveis pela limpeza. 

O pagamento do condomínio é obrigatório feito tanto se você é proprietário do apartamento ou está morando de aluguelÉ importante pagar sempre em dia para que o prédio não fique sem caixa para cobrir as despesas. 

Fatores que influenciam no valor do condomínio 

  1. Número de apartamentos 

  2. Número de funcionários 

  3. Gastos com energia elétrica, telefonia, água e gás

 

Número de apartamentos 

Este é um dos principais fatores que interferem no valor pago no condomínio. Quanto menos unidades o empreendimento tiver, maior será a taxa. Os prédios mais novos têm investido em projetos com duas ou mais torres, o que contribui para a diminuição do preço do condomínio. 

Número de funcionários 

A folha de pagamento com salários e encargos representa 50% do custo de um edifício. Portanto, quanto mais funcionários o prédio empregar mais alto será o valor do condomínio. 

Gastos com energia elétrica, telefonia, água e gás

Normalmente estes gastos estão relacionados ao tamanho da área comum e demais locais que utilizem esses recursos. Também entram na conta a manutenção de elevadores, piscinas, playground ou quadras de esportes. 

E é comum que para manter tudo funcionando bem, os prédios contratem serviços de empresas especializadas em conservação. 

Outros fatores:

- Portaria (pagamento da empresa responsável)

- Limpeza e jardinagem.

- Segurança.

- Manutenção em geral

Lembrando também que o síndico de um prédio não tem a autorização para aumentar o valor do condomínio porém, ele pode realizar uma cobrança para suprir um déficit de caixa, por exemplo. Uma vez por ano é convocada uma assembleia para prestação e aprovação de contas do condomínio, nessa reunião é apresentada a previsão do orçamento para os próximos meses. 

Essa projeção engloba o aumento do custo com funcionários, consumo, correção de contrato com prestadores de serviço e a previsão de inflação. O conjunto desses dados pode resultar em uma proposta de aumento no valor do condomínio que pode ser vetada pelos moradores ou não. 

Por isso é importante antes de decidir por um imóvel de aluguel Campo Grande MS, observar se valor do condomínio é compatível com o que é oferecido, em termos de infraestrutura. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »