AtaNews Publicidade 728x90
02/10/2019 às 16h20min - Atualizada em 02/10/2019 às 16h20min

Laudo aponta descarte irregular de peixes em córrego da av. Pompeu de Toledo

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba e a empresa SAMAR divulgaram, nesta quarta-feira (2), o laudo sobre a mortandade de peixes no Córrego Machadinho, na altura da Rua Duque de Caxias, após recebimento de denúncia.

Segundo o laudo divulgado, foi realizada diligência no local a fim de identificar a presença de peixes mortos no córrego, bem como qualquer evidência que motivasse o fato. As equipes percorreram as duas margens do córrego desde a Avenida Brasília até a Rua Antonio Stort, compreendendo a montante e a jusante das obras de prolongamento da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo que margeia o corpo d’água. A frente de trabalho da obra está localizada há aproximadamente 500 metros de distância do local onde foram encontrados os peixes.

No percurso foram avistados oito peixes mortos, todos da mesma espécie. Eles aparentavam ter aproximadamente 30 cm e de coloração clara. Em contrapartida, as equipes avistaram uma grande quantidade de cardumes de outra espécie nadando sem apresentar dificuldades. Esse cardume tinha de 10 a 15 filhotes e adultos, com no máximo 20 cm e coloração escura, sendo possível constatar que a espécie morta não seja a mesma dos cardumes, nem tampouco espécie nativa do local.

Segundo o assessor executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a possibilidade é de que houve um descarte irregular. “O que se pode verificar é que os peixes mortos são tilápias, ou seja, não são da mesma espécie dos peixes nativos do córrego, nem são de uma espécie que ocorre em córregos de corredeiras como este, o que nos leva a acreditar que os peixes mortos foram descartados no local”.

O laudo ainda descreve que a água apresenta coloração e odor característicos considerando a estação climática, com diversos bancos de areia devido ao assoreamento e alguns poços com acúmulo de água, ambos condizentes com a topografia local. Não foram avistados pontos de extravasamento de redes de esgotos, indícios de espuma, material particulado ou oleoso.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »