AtaNews Publicidade 728x90
02/03/2018 às 14h10min - Atualizada em 02/03/2018 às 14h10min

Saúde da Mulher: Campanha de Preventivo acontece dia 10 de março em Birigui

Assessoria de Imprensa
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realiza no próximo dia 10 de março (sábado) mais uma campanha de prevenção contra o câncer do colo do útero. O Ambulatório de Saúde da Mulher e as dez UBSs da cidade atenderão das 7 às 16 horas. O Ambulatório fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro.

Na quinta-feira, dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Ambulatório e as UBSs servirão, gratuitamente, um café da manhã para as mulheres. Haverá, também, atividades educativas aos presentes.

No sábado, dia 10, durante a campanha, é necessário apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia). Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Saúde da Mulher, Lucimar Batista Costa Moreira, os preventivos coletados serão analisados pelo Hospital do Câncer de Barretos. Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde e, caso necessário, serão encaminhadas para o hospital de Barretos para tratamento.

O exame preventivo é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de 100%.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. Os exames podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano, de segunda a sexta-feira nas UBSs ou no Ambulatório de Saúde da Mulher. O exame pode ser agendado também diretamente com os agentes comunitários de saúde, nas visitas casa a casa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »