AtaNews Publicidade 728x90
24/09/2019 às 14h27min - Atualizada em 24/09/2019 às 14h27min

Palestra “Como empoderar pessoas com deficiência” acontece nesta quarta

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O educador social e diretor de cinema Alex Duarte apresenta-se no Festival Literário de Araçatuba (Felita), no dia 25 de setembro, às 18 horas, no Ginásio de Esportes Dr. Plácido Rocha. Duarte lançará seu livro “Como empoderar pessoas com deficiência”, resultado da sua recente pesquisa sobre a autonomia das pessoas com deficiência. Sua presença em Araçatuba é parte do projeto “Vamos Conversar?” do negócio social Semeando o Terceiro Setor.



O livro de Duarte foi inspirado na Primeira Imersão de Pessoas com Síndrome de Down da América Latina, criada por Alex Duarte e intitulada Expedição 21, onde 18 jovens com Síndrome de Down participaram de uma espécie de “reality show”, em uma casa, longe dos pais, por quatro dias, com o intuito de desenvolver habilidades, aprender a morar sozinho ter mais autonomia. Após a experiência, um dos participantes, o escritor Vinicius Streda, está morando sozinho. Este e outros resultados serão transformados em uma pesquisa de cunho científico, pelo neurocientista Dr Fernando Pinto Gomes, com o objetivo de mostrar como a interação com o meio positivo pode melhorar o aprendizado e auto- estima de pessoas com deficiência intelectual.

Na contramão dos discursos que insistem em procurar explicações biológicas, catalogar sintomas e comportamentos padrão para pessoas que tenham em comum diagnósticos e categorias, Alex Duarte nos proporciona pensar que os limites estão nas situações culturais que nos envolvem e que muitas vezes atribuem as características orgânicas o caráter do não aprender.

Alinhado a este propósito, o projeto Semeando o Terceiro Setor assina esta palestra na sua programação de ações do semestre pela região de Araçatuba. Administrado pelas araçatubenses, Zilá Moreira e Karol Verri, o negócio social visa conectar pessoas que fazem e interessam-se em realizar projetos de impacto social pela região.

SOBRE A PALESTRA

Alex Duarte traz uma experiência enriquecedora sobre como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. Alex trabalha o empoderamento pessoal, como buscar atitude mental positiva e ver a deficiência como algo que alavanca as oportunidades e jamais segrega as pessoas. A palestra é uma orientação de como gerir emoções, controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro. Alex também traz um conteúdo exclusivo sobre a Expedição 21, com um estudo na prática sobre como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com deficiência.

SOBRE ALEX DUARTE

Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós-graduando em Psicopedagogia Clínica Institucional, Educador Social, Empresário e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Há 10 anos é palestrante na área e inclusão e autor de três livros. Foi professor pelo Ponto de Cultura ACI, Ação Cultural Integrada pelo Governo Federal, e se tornou o primeiro jovem a documentar a Missão de Paz da ONU, no HAITI. Seu filme Cromossomo 21 foi premiado em Hollywood e exibido nos cinemas do Brasil. Alex também é criador da Imersão Expedição 21, a Primeira Imersão para Pessoas com Deficiência Intelectual das Américas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »