AtaNews Publicidade 728x90
24/09/2019 às 09h56min - Atualizada em 24/09/2019 às 09h56min

Nascem quatro filhotes da arara azul quase extintas em área afetada por queimadas

AVES

Vinicius Delmondes
Curiosidades da terra
Um acompanhamento desenvolvido em setembro registrou o nascimento de quatro novos espécimes de Arara-de-garganta-azul que vivem apenas na Bolívia, Brasil e Paraguai e estão na lista vermelha da IUCN.

Um dos maiores tesouros da região de San Matias (Bolívia) é a Arara Azul, e embora agora suas florestas estejam sob as chamas intensas que consomem tudo desde o início de agosto, foram registrados novos nascimentos de Espécie que habita apenas a Bolívia, o Brasil e o Paraguai.

As fotografias mostram como os ovos eclodiram, revelando os lindos filhotes recém-nascidos. O estudo foi realizado entre os dias 4 e 15 de setembro na Área Natural de Manejo Integrado (ANMI) San Matias, o único local no país onde você pode encontrar esse tipo de arara.


Isso foi possível graças ao trabalho conjunto entre a fundação da Consevacion del Loro Bolivia e a ANMI San Matias, que promove a conservação da Arara-de-garganta-azul há três anos.


Na primeira quinzena de setembro, os nascimentos da Arara Azul foram registrados na reserva natural de San Matias.

Um grupo de colaboradores da ANMI, San Matias, e a fundação para a Conservação do Papagaio Bolívia receberam a tarefa de inspecionar em 807 quilômetros desta reserva natural, que fica ao lado de propriedades pecuárias e diferentes comunidades.
  
Segundo Jhonny Salguero, responsável pelas operações da Fundação para a Conservação do Papagaio, já foram identificadas as árvores onde a Arara Azul se reproduziu. Isso foi possível porque em 2014 foi iniciado o plano de conservação das espécies declaradas vulneráveis.


Esse tipo de acompanhamento conseguiu documentar o nascimento de quatro espécimes nesta época difícil do ano. A descoberta foi feita por guardas do parque com a equipe da Parrot Conservation Foundation.

Os guardas do parque revisaram cerca de 34 cavidades em árvores onde as Araras Azuis provavelmente se reproduzia; no processo, encontraram 10 ninhos com filhotes e ovos.

Atualmente, existem apenas cerca de 300 exemplares em todo o país.

Os pesquisadores comentam que, embora essa espécie não tenha sofrido tantos danos devido aos incêndios, eles são cautelosos e continuarão monitorando pelo resto do ano.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »