AtaNews Publicidade 728x90
19/09/2019 às 13h48min - Atualizada em 19/09/2019 às 13h48min

Confira as melhores áreas médicas para trabalhar

Escolha da especialização da medicina deve considerar demanda do mercado e preferências pessoais

Maria Gabriela
Após anos de dedicação na Faculdade de Medicina, o profissional deve fazer uma escolha fundamental, a área na qual vai se especializar que demandará mais alguns anos de estudo e será essencial ao posicionamento futuro no mercado de trabalho.

Entre os fatores a serem considerados nessa decisão está a remuneração, demanda por profissionais, aptidão pessoal e também qualidade de vida.
Algumas áreas concentram mais profissionais, como é o caso da clínica geral, pediatria e ginecologia. Essas especialidades concentram mais médicos também pelo número de pacientes.

Destaca-se, entretanto, um crescimento da medicina preventiva, com áreas como a cardiologia e dermatologia ganhando mais atenção.
A inovação dos exames de saúde, sejam laboratoriais ou de imagem, tem promovido mais cuidados antecipados com a saúde, além de o aumento da expectativa de vida também ser um fator que contribui para esse cenário.

6 áreas promissoras na medicina

Portanto, antes de fazer essa importante decisão, os profissionais de medicina devem avaliar quais as áreas mais demandadas atualmente ou com maior potencial de atuação. Conheça algumas a seguir!

1. Ortopedia

A ortopedia é a especialidade que visa à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes acometidas por doenças do sistema musculoesquelético, o que envolve músculos, ossos, articulações, ligamentos, tendões e nervos.

O crescimento da demanda por esse profissional está relacionado ao envelhecimento da população, com necessidade de suporte constante aos pacientes idosos.
Além disso, problemas de coluna e posturais são cada vez mais frequentes na população mais jovem devido questões como sedentarismo e obesidade, exigindo atenção desses profissionais.

Uma vantagem da atuação na ortopedia é a diversidade da rotina, que pode incluir desde consultas até procedimentos cirúrgicos variados.
O profissional também pode optar pela especialização em regiões do corpo, como: joelhos, ombros, pés e tornozelo, coluna, mão e punho ou quadril.

2. Cardiologia

Em 2015, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 17,7 milhões de mortes, o que representa 31% de todas as mortes em nível global.
A cardiologia, como especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamentos de doenças que acometem o coração e vasos, tem sido muito demandada em todas as regiões.

Com as doenças cardiovasculares como principal causa de óbitos no mundo, os cuidados estão cada vez mais associados à prevenção e acompanhamento médico de pacientes com tendência a essas patologias.

O principal público dos cardiologistas é a população crescente da terceira idade que tem maior propensão às doenças cardiovasculares.
Destaca-se que o profissional é responsável tanto pela realização de consultas, como método preventivo, como cirurgias, tratando as ocorrências.

3. Dermatologia

Atendendo uma demanda estética crescente por parte da população, a dermatologia é uma área que tem ganhado destaque.
O médico dermatologista é responsável por doenças e alterações de pele, do tecido subcutâneo, das unhas e dos cabelos. Ele também realiza tratamentos estéticos, como aplicação de toxina botulínica e do ácido hialurônico.

Nessa especialidade o médico não precisa cursar uma segunda residência, portanto, ao se formar na graduação ele já pode iniciar a especialização ou residência em dermatologia que tem duração de três anos.

A qualidade de vida é um dos aspectos que atrai profissional para essa especialidade, pois ela não atende emergências, sendo mais fácil administrar o tempo com consultas e tratamentos ambulatoriais.

4. Cirurgia plástica

Devido ao mesmo fator anteriormente citado, a cirurgia plástica também é uma área em plena expansão, pois as pessoas estão mais vaidosas e as alterações estéticas são vistas com mais naturalidade para alcançar a autoestima pessoal.

O cirurgião plástico precisa cursar os 6 anos de graduação em Medicina, 3 anos de residência em Cirurgia Geral e mais 3 anos de residência em Cirurgia Plástica.
Devido a grande especialização desse profissional, a remuneração costuma ser maior do que outras áreas médicas.

Destaca-se que o cirurgião plástico além de trabalhar com alterações estéticas, como aumento das mamas, mudanças no nariz e remoção de gordurinhas indesejadas, também realiza cirurgias funcionais e corretivas.

Entre os exemplos estão pessoas que precisam da abdominoplastia após uma cirurgia bariátrica, a colocação de prótese de silicone após a mastectomia em casos de câncer de mama e pacientes que sofreram queimaduras graves.

5. Radiologia

O profissional que pretende atuar com radiologia tem como benefício uma carga horária e remuneração, em geral, fixas, o que aumenta a segurança e qualidade de vida dos médicos.
Essa área está passando por muitas transformações, como as soluções de telessaúde, telerradiologia, uso de softwares de análise de dados e inteligência artificial, o que demanda uma atualização constante por parte do profissional.

6. Oncologia

O envelhecimento da população e as mudanças de hábitos, principalmente alimentares, tem causado um aumento dos casos de câncer.

O oncologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento dos tumores sólidos. A elevada mortalidade da área exige estabilidade emocional do profissional que atuará com casos terminais ao longo da carreira.

Para especializar-se em oncologia é preciso cursar os 6 anos de graduação em Medicina, 2 anos de residência em Clínica Médica e mais 3 anos de oncologia.

O oncologista pode atuar no atendimento clínico e também na área de pesquisa. Destaca-se que esse profissional, em geral, está localizado em cidades maiores e grandes centros devido a toda estrutura de tratamento necessária, como para quimioterapia e radioterapia.

Portanto, o profissional de medicina tem diversas opções de especialização de acordo com as preferências pessoais e planos de carreira.
Destaca-se, entretanto, que a tecnologia é uma realidade em todas as áreas, sendo que os conhecimentos em telessaúde serão cada vez mais demandados em todas as áreas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »