AtaNews Publicidade 728x90
18/09/2019 às 10h50min - Atualizada em 18/09/2019 às 10h50min

Rio Preto recebe prêmio do Trata Brasil pelo 7º melhor serviço de saneamento básico do Brasil

O evento é promovido pelo Instituto Trata Brasil, considerada a entidade mais renomada no assunto “Saneamento Básico”

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, acompanhado do superintendente do Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto, Nicanor Batistas Jr., recebeu nesta terça-feira (17/9), na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), um prêmio do Instituto Trata Brasil pelo avanço nas ações de saneamento básico. Ele participou da 4ª edição do evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico”. O evento é promovido pelo Instituto Trata Brasil, considerada a entidade mais renomada no assunto “Saneamento Básico”, em parceria com a consultoria GO Associados.

O prefeito agradeceu o prêmio e ressaltou a importância do investimento em saneamento básico. “Saímos de uma situação de falta de esgoto e de água tratada nas décadas de 80 e 90, para o reconhecimento pelo Trata Brasil como uma das cidades que mais se destacam em saneamento básico. Isso só é possível com gestão eficiente e visão de futuro”, disse o prefeito Edinho Araújo, durante a cerimônia.

Num cenário de grande atraso em todo o país, que ainda tem 35 milhões de pessoas sem água tratada e 100 milhões (cerca de metade da população) sem coleta de esgotos, o objetivo do evento é celebrar cidades que estão avançando de forma constante na busca da universalização dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário. Premiar também agências reguladoras cujo trabalho tem resultado em cumprimento dos contratos e bons serviços aos cidadãos. A cerimônia tem como base principal o Ranking do Saneamento, divulgado há 10 anos pelo Instituto Trata Brasil.

Para o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., o prêmio é um reconhecimento do esforço da autarquia para oferecer um serviço de saneamento de qualidade à população, com tarifas adequadas. “Neste ano, ficamos em 7º lugar, no País, entre os municípios com a melhor qualidade de serviço de saneamento oferecido à população. Temos a menor tarifa do Estado de São Paulo e a 3ª menor do Brasil, para cidades acima de 100 mil habitantes. Estamos investindo na ampliação da nossa Estação de Tratamento de Esgoto e reformando a nossa Estação de Tratamento de Água. Nosso objetivo é cada dia mais oferecer água de qualidade ao rio-pretense e esgoto tratado.”

O prefeito Edinho também participou do painel “Destaque em Indicadores de Saneamento – Municípios do Ranking do Trata Brasil”, onde falou sobre os esforços da Prefeitura, que fizeram Rio Preto se classificar em 7º lugar entre os municípios com a melhor qualidade de serviço de saneamento oferecido à população. Os painéis contaram com as presenças de prefeitos convidados e diretores das agências reguladoras, além dos executivos do Trata Brasil e GO Associados.

Foram premiados os municípios de São José do Rio Preto (SP) Piracicaba (SP), São Ludgero (SC), Hortolândia (SP), Vitória (ES), Rondonópolis (MT) e Palmas (TO), além das agências reguladoras ARSESP (SP), ARSAE (MG) e ARES – PCJ. A escolha, feita por consultoria independente, serve para mostrar que cidades grandes, mas também médias e pequenas conseguem, com esforço, chegar a indicadores de excelência.

Para Édison Carlos, presidente executivo do Trata Brasil, tão relevante quanto cobrar avanços é reconhecer casos positivos e assim incentivar outras cidades. “O Trata Brasil busca, na premiação, reconhecer os esforços de cidades que investem de forma contínua para levar esses serviços tão importantes a toda à população. Saneamento traz inúmeros impactos positivos, seja na saúde, educação, renda, empregos e turismo, portanto, os prefeitos precisam perseguir a universalização do saneamento básico e assim trazer mais qualidade de vida às pessoas”.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »