17/09/2019 às 11h46min - Atualizada em 17/09/2019 às 11h46min

Morador pode ajudar a combater o desperdício de água: 0800 da Prefeitura dá agilidade em reparos

Texto: Caroline Rocha
Assessoria de Imprensa
Foto: Caroline Rocha
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto realiza um trabalho intensivo de 24h no combate ao vazamento de água tratada.

Quando ocorre um vazamento de água superficial, o munícipe pode ligar gratuitamente para 0800-7701095, informando sobre o vazamento, dando velocidade ao reparo, evitando desperdício.

Como o trabalho da administração é feito em conjunto, envolvendo as secretarias e os setores, a Secretaria de Meio Ambiente atua em parceria na divulgação do 0800 que trata deste atendimento emergencial.

''É necessário que a população saiba que a Prefeitura de Birigui conta com um 0800, dessa forma o morador irá auxiliar a administração a combater os vazamentos. Quanto mais rápido o vazamento for contido, menos água tratada é desperdiçada'', explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão.

Através da ligação gratuita, o cidadão que identificar um problema como vazamentos em rede, cavalete, calçada e até mesmo em sua residência, pode entrar em contato através do telefone e informar a equipe de plantão que realizara o serviço emergencial.

Visando orientar os alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria de Meio Ambiente conta com profissionais que fazem visitas nas escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui.

A educação ambiental direcionada ao consumo racional de água deve ser um tema constantemente abordado no âmbito educacional, esse processo deve-se iniciar desde a infância, pois, através da preservação deste bem poderemos adquirir uma melhor qualidade de vida e permitir que todos usufruam da água tratada no município.

Ações de Educação Ambiental

Durante as palestras educacionais em escolas, os alunos tomam conhecimento de que o município conta com a Lei 5.895/2014, que trata sobre o controle do desperdício de água potável em casos de riscos de desabastecimento total ou parcial de água.

Para a chefe de Educação Ambiental, Elaine Cagni, a vivência de uma realidade da sustentabilidade é fundamental para realizar uma mudança de comportamento e aponta a importância de que as crianças levem isso até os pais.

“Queremos que as crianças tenham uma preparação para essa questão da água, ensinamos a não desperdiçar, mas também a cuidar do local onde mora, observar sempre todas as ações do dia-a-dia, afinal eles são a nossa esperança”, falou Elaine.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »