AtaNews Publicidade 728x90
12/09/2019 às 11h42min - Atualizada em 12/09/2019 às 11h42min

Dia do Cliente é oportunidade para retomada do crescimento do comércio

Data foi criada com o objetivo de movimentar o setor em setembro; lojistas esperam que a economia local seja alavancada

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
César Braga. ( Foto: Divulgação)
Passado o Dia dos Pais (segundo domingo de agosto), a data comemorativa seguinte com relevância para o comércio é o Dia das Crianças (12 de outubro). Para preencher esse período de praticamente dois meses sem celebrações coletivas que fomentem o consumo, foi instituído no Brasil o Dia do Cliente (15 de setembro). Trata-se, portanto, de uma oportunidade para que lojista atraia o consumidor em uma fase que tende a ter pouco movimento.
 
A data também está incluída nos calendários oficiais de oito capitais brasileiras e de outras centenas de cidades do país. Estrategicamente estabelecido entre duas datas comemorativas, serve para propor a fidelização e para incentivar esse setor da economia que produz, gera renda e emprego. De acordo com o presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba), César Braga, no cenário atual, as empresas precisam ter a exata medida da dimensão e do impacto do cliente na consolidação de uma marca, já que sem consumidores não há vendas e sem vendas não há motivos para a existência de uma empresa.
 
 "Temos que aproveitar que recentemente houve o quinto dia útil do mês, juntamente com a primeira parcela do 13º dos aposentados, e nos próximos dias teremos a liberação do FGTS. Nós, lojistas, estamos nos apegando a isso tudo e fazendo a nossa parte, oferecendo ao consumidor um atendimento de excelência, e diversas promoções para que o comércio retome o crescimento", afirma Braga.
 
A Data e o Calcadão
 
O Dia do Cliente foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul, para movimentar o comércio durante o mês de setembro, considerado um período fraco de vendas. Os comerciantes aproveitam a data para homenagear os clientes e estreitar as relações. Para isso, realizam diversas ações de marketing, que vão de atendimento diferenciado na data à distribuição de brindes, promoções especiais e descontos.

 Inaugurado em 1983, o Calçadão de Araçatuba é o mais antigo e tradicional corredor comercial da região Noroeste Paulista. Atualmente, conta com 87 lojas de diversos setores, como alimentos, armarinhos, artigos infantis, bancos, calcados, confecções, cosméticos, departamentos, eletroeletrônicos, móveis, óticas, perfumarias, telefonia, utilidades domésticas etc. O local é uma referência para quem mora em Araçatuba e para aqueles que a visitam.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »