AtaNews Publicidade 728x90
11/09/2019 às 10h14min - Atualizada em 11/09/2019 às 10h14min

Taanteatro apresenta Mensagens de Moçambique na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Com solo do moçambicano Jorge Ndlozy, espetáculo tematiza a luta pela soberania e auto realização humana face à herança colonial portuguesa num país africano. Apresentação no dia 13 de setembro, com entrada gratuita.

Marcelo Pria
Assessoria de Imprensa
Foto: Adriano Carmona
Nos dia 13 de setembro, às 20h, a Taanteatro Companhia apresenta o espetáculo Mensagens de Moçambique na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Com solo do moçambicano Jorge Ndlozy, o espetáculo tematiza a luta pela soberania e auto realização humana face à herança colonial portuguesa num país africano. A entrada é gratuita.

A investigação coreográfica abrange a imersão em práticas ritualísticas ancestrais realizadas em comunidades rurais de Chibuto (Moçambique); o estudo de danças tradicionais moçambicanas;  e o estudo de textos e fontes audiovisuais históricas (como hinos, sons de paisagens naturais e de animais, músicas moçambicanas e portuguesas, textos e discursos políticos, como de Samora Machel – ex-presidente de Moçambique, entre outros).



Com dramaturgia de Wolfgang Pannek e direção coreográfica de Maura Baiocchi, Mensagens de Moçambique aborda aspectos da colonização, ancestralidade e fluxos migratórios, e funde a dança contemporânea com danças e rituais moçambicanos.

As primeiras pesquisas em campo das práticas ritualísticas em Chibuto ocorreram entre janeiro e maio de 2018. O início do trabalho coreográfico aconteceu durante a primeira edição da ARTT 2018 (Art Residence Taanteatro) em São Lourenço da Serra/SP, entre junho e agosto de 2018. Os resultados preliminares do trabalho foram apresentados na Funarte São Paulo (Sala René Gumiel) e no CRDSP em julho e agosto de 2018.



A apresentação de Mensagens de Moçambique faz parte do projeto [des]colonizações. Contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, [des]colonizações investiga a aplicação de estudos pós-coloniais na criação teatro-coreográfica.

Ficha Técnica

Mensagens de Moçambique

Dança, timbila, tambor: Jorge Ndlozy
Dramaturgia, texto, cenário, figurino: Wolfgang Pannek, Jorge Ndlozy
Direção coreográfica: Maura Baiocchi
Música original: Gustavo Lemos
Trilha sonora: Wolfgang Pannek
Concepção e Operação de luz: Mônica Cristina Bernardes
 
Serviço:
13/09 – sexta-feira, às 20h
30 lugares
Os ingressos são distribuídos com 1 hora de antecedência.
Gratuito
Duração: 55 minutos
Classificação 12 anos
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São
Paulo/SP
Informações: Tel: (11) 3222-2662



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »