AtaNews Publicidade 728x90
09/09/2019 às 14h57min - Atualizada em 09/09/2019 às 14h57min

Nova florada de Ipês Brancos é atração no Bosque Municipal de Marília

As cerca de 500 árvores do local foram plantadas em 1992 pelos alunos das escolas estaduais Amílcare Mattei e Wanda Helena Toppan Nogueira

Assessoria de Imprensa
Foto: Mauro Abreu
O inverno está indo embora, mas mesmo assim o “Bosque dos Ipês” dentro do Bosque Municipal Rangel Pietraroia de Marília voltou a florescer e encantar quem visita o local. A florada da árvore na cor branca chama a atenção dos amantes da natureza há alguns anos. Até o meio da semana as flores devem encantar quem visitar o local.

As cerca de 500 árvores do local foram plantadas em 1992 pelos alunos das escolas estaduais Amílcare Mattei e Wanda Helena Toppan Nogueira.



Nativo das regiões do Serrado, o ipê branco está presente em várias regiões de Marília. Utilizadas em calçadas e às margens das rodovias, a árvore tem grande efeito paisagístico e serve de paisagem para muitos marilienses.

“Pude acompanhar e ver essa beleza da natureza em Marília. Este lugar é único na nossa cidade. Várias pessoas vieram de outras cidades só para conferir esse espetáculo”, disse Vanderlei Dolce, secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública.

Segundo ele, até o fim da semana a atração estará disponível no Bosque Municipal. “Tudo depende das condições climáticas, mas acreditamos que no máximo até quinta-feira, dia 12, as pessoas que visitarem o local poderão ver essa maravilha da natureza em pleno espetáculo”, disse Vanderlei.

A ÁRVORE

O Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore brasileira. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”.

O ipê branco é uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida também como planta do mel no Brasil e na Argentina.

O ipê branco floresce principalmente durante os meses de agosto e outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que quatro dias (em geral, por volta do mês de agosto). Às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.

A época de florescer os Ipês e colorir as cidades brasileiras é de maio a setembro. Elas podem ser encontradas mais de 120 espécies, sendo que as cores variam e podem ser rosa, amarelo-ouro, branca ou roxa.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »